Professores da 9ª GERED participam de oficina no IFC Videira

Escrito por juliana.motta. 18 de julho de 2014, às 16:52

Cerca de 30 professores da 9ª Gerência Regional de Educação de Videira participaram, na última terça-feira, dia 15 de julho, de uma oficina de Contação de Histórias e Confecção de Fantoches no Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Videira.  A atividade foi realizada pelo curso de Pedagogia, através do projeto de implantação do Literatório, na Biblioteca da instituição.

A atividade foi coordenada pelas professoras Karla Goularte da Silva Gründler e Marizete Bortolanza Spessatto, com apoio das bolsistas e estudantes de Pedagogia Natalia Palhoza e Maryndia Marchetti Machado. Para a confecção de fantoches, foram utilizadas caixas de leite longa vida. A proposta foi estimular a contação de histórias como um recurso na formação de leitores nas escolas, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Os professores que participaram da atividade integram a equipe local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), um programa do Governo Federal que visa assegurar a alfabetização e o letramento de todas as crianças nos três primeiros anos do ensino fundamental. Além dos professores alfabetizadores, participaram da atividade as orientadoras de estudos Ivanize Comerlatto Gregolon e Elis Regina Deon Fiorese e a coordenadora do Pnaic junto à Gered, Aline Perazolli Buratto.

“A experiência de hoje ajuda a ampliar o repertório dos professores para o desenvolvimento do trabalho de leitura junto aos alunos”, avalia Ivanize Gregolon. “Vem ao encontro do que os professores pedem, que é a articulação da teoria com a prática”, complementa Elis Fiorese.

Fonte: Marizete Bortolanza Spessatto