Técnico em Informática

Sobre o curso

O Curso Técnico em Informática do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Videira – forma profissionais para atuar em atividades de concepção, especificação, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas, de computadores e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações.

Além da formação técnica, o curso proporciona o desenvolvimento de habilidades como iniciativa, persistência, compromisso, liderança, cooperação e relacionamento interpessoal. Os profissionais formados neste curso estão aptos ao exercício de suas funções, são conscientes de suas responsabilidades e possuem visão crítica que lhes permite colaborar com os setores industriais e comerciais, visando o progresso da região. São capazes de participar ativamente das mudanças da realidade nacional vigente, não apenas no contexto empresarial, mas também no contexto social, político e econômico em que ela se insere.

A carga horária total contempla práticas profissionais, que deverá ser cumprida pelo estudante para obter o certificado de conclusão do curso. As práticas profissionais poderão ser cumpridas durante ou após o período de formação, devendo ser concluídas em um prazo máximo de dois semestre após a conclusão das disciplinas.

Possibilidades de atuação:

Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação e manutenção de computadores.

Forma de Ingresso:

Exame de classificação ou sorteio ofertado de acordo com o calendário acadêmico da instituição. 

Quantidade de Vagas (por turma):

35 vagas. Sendo ofertado 2 turmas, portanto 70 vagas.

Modalidade:

Integrado ao Ensino Médio, onde além da formação técnica o aluno cursa as disciplinas normais do ensino médio, como Português, Matemática, Física, Química, Biologia entre outras.

Carga Horária:

3730 horas, sendo 1200 horas do Ensino Técnico Profissionalizante (incluído 130 horas de estágio curricular e práticas profissionais que podem ser cumpridas em qualquer momento durante o curso) e 2400 horas de Ensino Básico.

Novo PPC – 3520 horas (http://videira.ifc.edu.br/tecnico-informatica/ppc/)

Período:

Integral (matutino e vespertino).

Pré-requisito:

Ensino Fundamental Completo e demais informações previstas no Edital.

EVENTOS: