A Pesquisa Institucional responde por informações solicitadas pelo Ministério da Educação – MEC que servem de base para alguns processos importantes à Instituição como: componentes para alocação de recursos da matriz orçamentária, recredenciamento da Instituição, avaliação externa, avaliação de cursos, geração de indicadores institucionais, etc. Incumbe ao Pesquisador Institucional conhecer e trabalhar com vários sistemas, que apresentam especificidades operacionais, além do preenchimento de formulários, conferência de dados e acompanhamento dos resultados.
As principais atividades desempenhadas pelo Pesquisador Institucional são:
I. Levantar dados e lançá-los no âmbito dos sistemas de informação do Ministério da Educação tais como: EDUCACENSO – Censo Escolar da Educação Básica (INEP), Censo da Educação Superior (INEP), SISTEC – Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), Plataforma Nilo Peçanha (SETEC/MEC) ou outros sistemas que venham ser implantados ou reativados;
II. Fornecer dados e tabelas para a elaboração do Relatório de Gestão Institucional;
III. Elaborar relatórios censitários;
IV. Desempenhar outras atividades correlatas ou definidas pela legislação.