Curso técnico proporciona emprego e qualificação de forma rápida

Escrito por juliana.motta. 17 de outubro de 2014, às 14:48

Ter uma boa formação e conquistar um emprego que traga estabilidade financeira e realização profissional é o sonho de muita gente. Até pouco tempo o único caminho para atingir essa meta era através de um curso superior. Mas com as mudanças ocorridas no Brasil nos últimos anos outras formas de ascensão social ganharam destaque. Umas delas é a profissionalização por meio de cursos técnicos.

Mais rápidos e voltados para aspectos práticos, os cursos técnicos foram a alternativa encontrada para atender as demandas por mão de obra especializada. “Não há como o país crescer, a indústria produzir e os serviços serem ampliados se a sociedade não puder contar com uma base de tralhadores preparados para dar conta das demandas produtivas”, comenta a diretora-geral do Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Videira.

Criado para colaborar com a formação qualificada de profissionais, o Instituto Federal Catarinense está com inscrições abertas para quatro cursos técnicos subsequentes, que são cursos destinados para quem já concluiu o Ensino Médio (antigo 2º grau). Os cursos são oferecidos de segunda a sexta-feira durante dois anos, período no qual o estudante terá acesso a laboratórios e a toda formação necessária para atuar como profissional no ramo escolhido.

Os cursos técnicos subsequentes com vagas abertas são os de Eletrônica, Eletrotécnica, Agropecuária e Segurança do Trabalho. Cada um deles oferta 40 vagas, sendo que todos eles são gratuitos, ou seja, não há cobrança de mensalidade. As inscrições ficam abertas até a próxima terça-feira, dia 21 de outubro, pelo site www.ingresso.ifc.edu.br.

Conheça cada um dos cursos:

Curso Técnico em Eletrônica – gratuito, 2 anos de duração – noturno
Participa do desenvolvimento de projetos. Executa a instalação e a manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos. Realiza medições e testes com equipamentos eletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos. Possibilidades de atuação: Indústrias. Laboratórios de controle de qualidade e de manutenção. Empresas de informática, telecomunicações e de produtos eletrônicos

Curso Técnico em Eletrotécnica – gratuito, 2 anos de duração – noturno
Instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infra-estrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Atua no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Participa no projeto e instala sistemas de acionamentos elétricos. Executa a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança. Possibilidades de atuação Concessionárias de energia elétrica. Prestadoras de serviço. Indústrias em geral, nas atividades de manutenção e automação. Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos

Curso técnico em Agropecuária: – gratuito, 2 anos – matutino
Planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários. Administra propriedades rurais. Elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Possibilidades de atuação Propriedades rurais. Empresas comerciais. Estabelecimentos agroindustriais. Empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Parques e reservas naturais.

Curso Técnico em Segurança do Trabalho: – gratuito, 2 anos – noturno
Atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho. Orienta o uso de EPI e EPC. Coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho. Executa o PPRA. Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle. Possibilidades de atuação Instituições públicas e privadas, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança

Tenha em mãos o número de seu CPF, RG e uma conta de e-mail e acesse o site www.ingresso.ifc.edu.br e faça sua inscrição até o dia 21 de outubro! Mais informações pelo telefone (49) 3533-4900