Programa Mulheres Mil realiza aula inaugural

Escrito por rosana.oliveira. 27 de novembro de 2015, às 09:07

Elevação da escolaridade, inclusão social e qualificação profissional são os objetivos que a 3ª turma do Programa Mulheres Mil do IFC Videira está buscando por meio dos cursos de artesão em bordado à mão, operador de computador e artesão de pintura em tecido, promovidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, em parceria com o CRAS do município de Videira.

A aula inaugural foi realizada pelo professor Marcos Rohling que em sua fala, motivou as alunas destacando que é possível estudar, ser mãe, dona de casa e também empreendedora. Enfatizou a importância da busca permanente por capacitação, não somente para o mundo do trabalho, mas para seu próprio bem – estar e valorização.

A gestora institucional do programa, Angela Maria Crotti da Rosa, falou da satisfação em receber esta nova turma “Nos orgulhamos em receber mais uma turma deste programa que obteve êxito em outros anos e que com certeza obterá novamente. O resultado deste esforço coletivo vai além de fatores como empregabilidade ou escolaridade, é perceptível a melhoria da autoestima e o orgulho em serem alunas do Instituto Federal”.

Para a Diretora-geral do IFC Videira, professora Rosângela Aguiar Adam, “Este programa é de extrema relevância em nosso município, pois possibilita a inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade social que terão acesso à educação profissional, ao emprego e renda, fatos que com certeza transformarão não só as suas vidas , mas também das pessoas que convivem com elas”.

As alunas apreciaram uma bela apresentação do CTG Herdeiros do Pago do IFC, que as recebeu com muita alegria.

O Programa

O Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da eqüidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. O programa também contribuiu para o alcance das Metas do Milênio, promulgada pela ONU em 2000 e aprovada por 191 países. Entre as metas estabelecidas estão a erradicação da extrema pobreza e da fome, promoção da igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres e garantia da sustentabilidade ambiental.