Cursistas de Pedagogia visitam Sítio Arqueológico

Escrito por rosana.oliveira. 4 de dezembro de 2015, às 08:45

Estudantes do 6º período do curso de Pedagogia do IFC Videira realizaram no último dia 28, uma viagem de estudo ao Sítio Arqueológico e Histórico do Irani situado na cidade de Irani- SC, lugar da primeira batalha do Contestado.

A viagem foi organizada pelos professores Marcos Monteiro e Cristiane Aparecida Fontana Grumm, ambos ministrantes do Componente Curricular Fundamentos Metodológicos de Ciências Sociais.

Segundo a professora Cristiane “o objetivo da viagem foi proporcionar aos estudantes uma reflexão sobre história, cultura, memória, patrimônio e paisagem geográfica, contextualizando com o ensino de História e de Geografia, além de propiciar a vivência de uma parte da história do Movimento do Contestado”.

Os participantes fizeram uma trilha pela região, visitaram o museu e também o cemitério. Enriqueceram seus conhecimentos com a palestra do professor, historiador, cancioneiro e folclorista Vicente Telles, que contou e cantou a Guerra do Contestado, encantando a todos com seus versos e narrativas.

Para a aluna Cristiane Alves dos Santos, “a viagem para Irani, cidade conhecida como o “berço do Contestado”, promoveu profundas reflexões a respeito dos acontecimentos do movimento do Contestado. Posso afirmar que me identifico com esta história , percebendo os reflexos em minhas próprias tradições familiares. A viagem foi extremamente válida, tanto para a minha formação profissional quanto pessoal”.

Novas viagens de estudo

Nos dias 04 e 05 de dezembro, a turma de pedagogia 2014 e a turma de Formação Continuada de Professores e Gestores da Educação Infantil do município de Rio das Antas estarão em Florianópolis com o intuito de conhecer o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC e a Escola Anabá, de Educação Infantil e Anos Iniciais, que adota Pedagogia Waldorf como Proposta Pedagógica.

Esta viagem também propõe um passeio nos pontos históricos de Florianópolis, visando a ampliação dos referenciais culturais dos acadêmicos e acadêmicas do curso. Os pontos históricos visitados serão a Praia do Forte, Vila de Santo Antônio de Lisboa e o Centro de Florianópolis, locais que marcam o início da colonização do Estado de Santa Catarina.
E nos dias 18 e 19 de dezembro, as turmas de Pedagogia 2012 e 2013 visitarão o Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões no RS.

Saiba mais sobre o Sítio Arqueológico e Histórico do Irani

No Irani, no dia 22 de outubro de 1912 ocorreu a primeira batalha da Guerra do Contestado entre as tropas do governo paranaense, sob o comando de João Gualberto, e os caboclos, sob a liderança do monge José Maria. Tal episódio marcou o início da guerra e morte destes dois personagens. O local do conflito foi batizado como “Banhado de Sangue”.
O local recebe visitantes, em sua maioria, com objetivo pedagógico de preservação da história, da cultura, da memória e do patrimônio. A visita ao sítio inclui conhecer o local do primeiro combate, o local onde está enterrado o monge José Maria e a ‘cova dos 21″ combatentes mortos no conflito, o cemitério (anterior à Guerra) e o Museu Histórico.