IFC Videira realiza com êxito mais uma edição da Mostra Brasileira de Foguetes fase local

Escrito por rosana.oliveira. 5 de maio de 2016, às 19:11

A comunidade do bairro Rio das Pedras foi o local escolhido este ano para o lançamento de foguetes, edição 2016, na fase local da Mostra Brasileira de Foguetes. Os protótipos produzidos por alunos de ensino médio integrado do Instituto Federal Catarinense Campus Videira, foram confeccionados de garrafas PET e na medida em que decolavam, deixavam no ar um extenso rastro de espuma. A subida acontece devido ao gás produzido com a reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio, expelindo violentamente o líquido para trás e, consequentemente, o foguete para frente (lei da ação e reação de Isaac Newton). Foram 92 voos, dos quais vários ultrapassaram os cem (100) metros, fato que orgulhou estudantes, familiares e espectadores que torciam pelas suas equipes.

“Tivemos a satisfação de ver um foguete atingindo 351 metros de distância. Mais uma vez as equipes superaram as expectativas, estavam bastante motivadas em função do 1º lugar conquistado pelo IFC Videira na fase nacional em 2015. Adquiriram experiência no desenvolvimento dos foguetes, e por isto se sentiram seguras. Até alcançar voo, são inúmeros testes. O aperfeiçoamento acontece durante as tentativas” revelou o professor de física do IFC, Jaquiel Fernandes, coordenador da atividade.

O destaque deste ano ficou com a equipe do 3° ano de eletroeletrônica, composta pelos alunos Lauana Cenci, Lucas Andrick e Pedro Budó Lorenzzoni. O foguete da equipe atingiu a distância de 351 metros, superando o recorde nacional de 333 metros obtido em 2014 pela equipe do Colégio Uirapuru da cidade de Sorocaba-SP. Como todo ano acontece, a equipe destaque na fase local de cada instituição participante será convidada para a X Jornada de Foguetes, onde fará o lançamento de seu foguete perante uma comissão julgadora.

Sobre o evento

A iniciativa faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes que são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Durante o trabalho, os participantes aprendem e colocam em prática a Lei Física da Ação e Reação, de Isaac Newton. Para isso, é utilizado um combustível feito a partir da mistura de vinagre com bicarbonato de sódio (fermento em pó). Além de elaborarem os foguetes, os estudantes constroem a base de lançamento. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados.

Confira todos os cliques em https://goo.gl/photos/JfusLrBzmHj9RwfB9