Minhocultura incentiva o uso de húmus em projeto desenvolvido por servidor e alunos do IFC

Escrito por rosana.oliveira. 23 de junho de 2016, às 16:40

Com o objetivo de produzir húmus de minhoca, a partir de compostos orgânicos, alunos do curso subsequente de Agropecuária do IFC Videira, sob a coordenação do servidor Marcelo Diel, desenvolveram o projeto de extensão intitulado “Vermicompostagem” também conhecido como minhocultura.

A Vermicompostagem é uma atividade onde se utilizam minhocas para conversão e transformação de resíduos orgânicos em húmus. As minhocas aumentam a produtividade do solo, além de participarem de sua conservação.

Dentre os objetivos do projeto estão: a produção de húmus para ser utilizado como fertilizante nas plantas produzidas na estufa do IFC; a distribuição de minhoca californiana vermelha para as escolas municipais de Videira e a montagem de um manual de instruções sobre compostagem e vermicompostagem.

Segundo Marcelo Diel, “a minhocultura emerge como uma atividade mantenedora da fertilidade do solo, sendo de simples manejo e baixo investimento. Não requer mão de obra especializada e possibilita o aproveitamento de materiais, antes considerados marginais, como: restolhos, restos de frutas e todo o material de origem orgânica, disponível.”

Participaram do desenvolvimento deste trabalho, o bolsista Felipe Matheus Dick e a colaboradora, Bruna Bento Paravisi, ambos alunos do Curso Técnico Subsequente em Agropecuária,

Quer saber um pouco mais sobre este interessante processo? Assista ao vídeo explicativo clicando aqui ou visualize em formato de documento aqui.