Professora do campus Videira escreve capítulo de livro

Escrito por rosana.oliveira. 31 de outubro de 2016, às 07:25

“As histórias só acontecem com quem sabe contá-las” já disse o gênio da literatura, Allan Gurganus. Realmente é possível comprovar esta afirmação quando nos deparamos com obras que se transformam em arte, tal como o livro que a professora Márcia Elizabéte Schüler, do IFC Videira, ajudou a escrever.

Com o título “Contestado: Cidades, reflexos e coisificações geográficas” a obra foi lançada durante o Festival Literário Internacional de Santa Catarina (FLIC), na cidade de Palhoça, e apresentada à região do meio oeste catarinense durante a II Semana do Contestado, realizada em Lebon Régis no período de 16 a 22 de outubro.

A obra coletiva, organizada pelo professor Nilson Cesar Fraga e escrita a 34 mãos, versa sobre as coisas do Contestado com o intuito de apresentar um pouco do mundo vivido pelos contestadenses em suas cidades, contribuindo assim para a disseminação de suas histórias, geografias e heranças deixadas com a Guerra do Contestado.

Além desta obra, foram escritos outros dois livros anteriormente lançados: Contestado, o território silenciado (2009) e Contestado em Guerra, 100 anos do massacre insepulto do Brasil (2012). A obra recém-lançada segue o mesmo princípio das demais: traçar um olhar geográfico regional a partir da leitura de estudantes, de vários lugares do Paraná, Santa Catarina e outros lugares do Brasil, que analisaram 30 localidades na tentativa de elucidar alguns aspectos sociais internos, ora com maior detalhamento, ora detalhando um aspecto mais contundente, ora traçando um panorama sobre emprego, saúde, cultura, lazer, fatores econômicos, geração de renda e demandas demográficas, ambientais, tributárias e até de políticas públicas.

Fascinada pelas histórias da região do Contestado, a professora Márcia atua no Núcleo de Estudos do Contestado do IFC Videira, criado em 2013 com o objetivo de colaborar na preservação das memórias da população que reside em áreas que foram palco da maior rebelião civil do país no século XX, a Guerra do Contestado (1912-1916). O Núcleo é multidisciplinar e faz parte dos esforços para quebra de invisibilidade e valorização regional, por meio de suas ações de estudo e pesquisa.

Texto: Rosana de Oliveira
Imagem: divulgação Editora Insular