Sisu abre inscrições e IFC oferta 1.506 vagas gratuitas

Escrito por rosana.oliveira. 24 de janeiro de 2017, às 14:30

As inscrições para concorrer a uma vaga gratuita no ensino superior via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ficam abertas até às 23h59min de domingo, 29/01. O Instituto Federal Catarinense (IFC) disponibilizou aos candidatos 1.506 vagas gratuitas em cursos superiores de bacharelado, licenciatura e tecnologia.

As regras de seleção para ingresso nos cursos superiores no primeiro e segundo semestres de 2017 estão disponíveis no Edital 188/2016. O candidato poderá optar por estudar em uma das 15 unidades do IFC implantadas no estado catarinense (Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul – Sede, Unidade Tecnológica, Unidade Urbana -, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira) e escolher entre 38 cursos superiores gratuitos.

Para se inscrever, é necessário que o candidato tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016. Inscrições em http://sisu.mec.gov.br/.

Diferentemente de outras instituições, o IFC não realiza o vestibular para preencher essas vagas. Como forma de otimizar os recursos públicos, desde 2010 a instituição utiliza o Sisu como forma de ingresso aos seus cursos de graduação. O Sisu é um sistema online que permite a todo candidato, com acesso à Internet, a escolha de um curso superior a partir da utilização da nota de uma edição válida do Enem.

Dos 38 cursos superiores ofertados pelo IFC em 2017, quatro são NOVOS: Redes de Computadores (Brusque), Engenharia Mecatrônica (Rio do Sul), Engenharia de Controle e Automação (São Bento do Sul) e Engenharia de Computação (São Bento do Sul). Houve, ainda, um aumento de 140 vagas gratuitas ofertadas no estado.

Ações afirmativas (cotas) no IFC

O IFC ofertará, em 2017, um total de 1.506 vagas gratuitas em 38 cursos superiores. Desse total de vagas, 631 são destinadas à ampla concorrência e 875 às ações afirmativas (cotas), sendo: 756 referentes à Lei n° 12.711/2012 (escola pública, baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas) e 119 para docentes de escola pública (cursos de licenciatura).

Inscrições

Para concorrer a uma vaga via Sisu, é preciso muita atenção. As inscrições acontecem de 24 a 29 de janeiro de 2017 por meio do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/.

Como funciona o Sisu?

A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas. Ainda tem dúvidas sobre o Sisu? ACESSE: <sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas>.

Confira, AQUI, a relação de campus, cursos, modalidade, turno e vagas ofertadas.