Curso de “Produção Caseira de Pães e Biscoitos” foi um sucesso no IFC Videira

Escrito por juliana.motta. 14 de março de 2017, às 17:39

Além de ofertar Ensino Básico, Técnico, Superior e Pós-graduação o Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, busca desenvolver ações de Extensão. Com isso, a Instituição aproxima-se da comunidade externa, trazendo benefícios a todos e disseminando inúmeros saberes.

Uma destas ações foi o curso de “Produção Caseira de Pães e Biscoitos”, realizado na última semana, nos dias 06, 07 e 08 de março. O curso foi promovido pelo Setor de Extensão do Campus, sob a coordenação da Técnica em Assuntos Educacionais Gabriela Frizzo Patrício. A realização do curso só foi possível graças a parceria com Sindicato dos Produtores Rurais de Videira e o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Este curso faz parte do projeto “Pensando a Extensão com Saberes Diferentes” e tem como objetivo geral aperfeiçoar os conhecimentos dos cursistas sobre a produção artesanal de pães e biscoitos.

Os motivos que trouxeram as alunas para o IFC Videira são diversos, mas todas estão em busca de aperfeiçoar suas técnicas na produção de pães e biscoitos. A cursista Vera Pave afirmou que o curso foi muito produtivo, pois há sempre algo a aprender ou mesmo recordar. “Comecei a cozinhar há muito tempo, pois tenho três filhos e comprar comida pronta é muito caro. Este curso ajuda em vários aspectos, mas principalmente colabora para a economia doméstica de minha família, já que posso produzir nossos alimentos com sabor e qualidade”, desta.

De acordo com a instrutora do SENAR, Marli Pascoali Wilhner, que ministra cursos na área de panificação há 17 anos, o objetivo do encontro foi atingido. “O SENAR tem como objetivo levar aperfeiçoamento, seja para as interessadas atuarem na comercialização dos produtos ou mesmo para o seu desenvolvimento pessoal”, explica.

Durante os encontros foram repassadas dicas sobre: higiene e saúde na manipulação de alimentos; técnicas de processamento e qualidade alimentar; utilização de ingredientes básicos, complementares e alternativos da fabricação de pães e biscoitos artesanais; técnicas de armazenamento e validade, entre outras.