IFC convida para palestra “Contestado, a arqueogeografia na terra da guerra esquecida: fragmentos de um crime contra a humanidade”

Escrito por juliana.motta. 17 de maio de 2017, às 17:09

O Instituto Federal Catarinense (IFC), por meio do Núcleo de Estudos do Contestado (NEC) convida a todos para a palestra intitulada “Contestado, a arqueogeografia na terra da guerra esquecida: fragmentos de um crime contra a humanidade”. A palestra será proferida pelo professor Nilson César Fraga, renomado pesquisador da guerra do Contestado.

O evento será realizado na segunda-feira, dia 29 de maio, às 19h30 no auditório do IFC. A palestra é gratuita e aberta ao público interno e externo à Instituição. Com promoção no Núcleo de Estudos do Contestado a atividade conta com o apoio do Projeto “Café com Segurança” e do Curso Superior de Pedagogia do IFC.

Na ocasião também ocorrerá o lançamento de três livros de autoria do palestrante, professor Nilson Cesar Fraga. Confira os títulos das obras:

*Contestado, o território silenciado. 2ª. ed. Florianópolis, SC: Insular, 2017, 302p.

* Contestado, cidades, reflexos e coisificações geográficas. 1. Ed. Florianópolis, SC: Editora Insular, 2016, 559p.

* Vale da Morte: O Contestado visto e sentido – “entre a cruz de Santa Catarina e a espada do Paraná”. 2ª. ed. Blumenau, SC: Editora Hemisfério Sul, 2015, 155p

Nilson Cesar Fraga
Pesquisador do CNPq/PQ. É Bacharel e Licenciado em Geografia, possui Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina e professor da pós-graduação na UEL, UFPR e UNIR-RO. Pesquisa temas ligados à Geografia Política, Território, Cultura e Conflito. Estuda as guerras da formação territorial paranaense desde 2011, com ênfase para a Guerra do Contestado, Guerra de Porecatu, Levantes dos Posseiros do Sudoeste e Chacina de Pitanga. Pesquisador da Região e da Guerra do Contestado desde 1994.

Convite:
Palestra: Contestado, a arqueogeografia na terra da guerra esquecida: fragmentos de um crime contra a humanidade.
Palestrante: Professor Nilson Cesar Fraga
Data: 29 de maio de 2017
Local: Auditório do IFC
A palestra é gratuita e aberta ao público