IFC Videira ganha medalha na Olímpiada Brasileira de Robótica

Escrito por juliana.motta. 22 de agosto de 2017, às 19:23

No sábado (19) alunos do Instituto Federal Catarinense, Campus Videira, participaram da etapa estadual da Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR). Foi a primeira participação e já conquistaram a medalha de melhor “maker”, dada aos competidores que produziram o maior número de peças próprias para o Robô.

A equipe ElectroMyth é formada pelos alunos Augusto Miozzo, Fernando Zago, Gabriel Pinculini e Gustavo Benetti, todos do curso de ensino médio integrado em Eletroeletrônica.

“Participar deste evento pela primeira vez foi muito bom para nós, aprendemos muito mais com a construção do robô, expandindo o conhecimento que adquirimos em sala de aula. Por meio de muita pesquisa e testes aprendemos mais sobre programação, além do contato com outras equipes que proporcionou uma experiência ainda maior. Foram muitas horas de dedicação, conseguimos atingir um bom resultado na competição”, concluem os alunos.

A experiência foi uma iniciativa dos próprios alunos que viram o cartaz do evento no corredor da escola, então procuraram os técnicos Tiago Possato e Tiago Heineck, das áreas de Eletroeletrônica e Informática, respectivamente. Ambos desafiaram os alunos a montar um robô com o menor custo possível.

“O ambiente deste tipo de desafio proporciona o desenvolvimento de criatividade, aprendizagem e tomada de decisão, pois os alunos devem realizar o projeto sozinhos. Enquanto isso, na arquibanca todos os professores e tutores se reunem para conversar e trocar ideias de novos projetos. É uma experiência completa, onde todos ganham”, pontua Heineck, que acompanhou os alunos no dia do evento.

De outro lado, Possato afirma que “o mais importante é o aprendizado dos alunos, que lidam com problemas reais e precisam resolver rapidamente problemas que ocorrem, pois a pista da prova só é conhecida no dia do evento e diversas variáveis interferem na programação do robô.”

O desafio que o robô enfrenta é de uma simulação de um ambiente de catástrofe, onde o mesmo deve seguir linha, desviar de obstáculos e resgatar vítimas, os alunos realizam a construção e programação e o robô deve realizar a prova de maneira autônoma.

Os participantes agradecem o apoio da escola e de seus familiares, que contribuiram de diversas formas para tornar tudo possível.

A Etapa Nacional da OBR ocorrerá de 07 a 10 de novembro na cidade de Curitiba. Nosso estado será representado pelo tradicional time do IFSC Criciúma, que obteve a maior pontuação. Mais informações podem ser visualizadas pelo site do evento, disponível em: http://www.obr.org.br/

Fonte/ texto: Tiago Heineck
Fonte/ fotos:  Comissão Organizadora da OBR, estudante e servidores