Tradicional celebração mexicana “Dia de los muertos” entra para o calendário anual do IFC Videira

Escrito por juliana.motta. 14 de novembro de 2017, às 14:30

Você já ouviu falar em “festejar” o dia dos mortos? Pois é exatamente isso que a celebração “Dia de los muertos” propõe: uma atividade alegre, com diversão, comidas e apresentações culturais.

A festa faz parte da cultura mexicana onde a tradição é comemorar o dia 02 de novembro com muitas cores e nada de malancolia. A data é tão tradicional que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) considera a data como patrimônio da humanidade.

O Dia dos Mortos revela como os mexicanos lidam com a morte de forma peculiar. Eles consideram que a festa deve ser alegre, contemplando elementos decorativos e gastronômicos apreciados pelos entes que já partiram. Um destes elementos é a “La Catrina”, uma caveira colorida que faz parte do folclore mexicano. Por isso é comum as pessoas se fantasiarem de caveira, caprichando no vestuário e na maquiagem fúnebre.

No Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, o “Dia de los muertos” faz parte do componente curricular da disciplina de Espanhol, ministrada pelas professoras Gloria Elizabeth Riveros Fuentes Strapasson e Adriana Hoffmann, organizadoras do evento no Campus. O ensino do Espanhol busca trabalhar elementos dos sistemas culturais mexicanos, extrapolando questões gramaticais para ampliar o olhar dos estudantes.

Em 2017 o dia dos mortos foi realizado dias 31/10 e 01/11 e contou com a participação das turmas do Ensino Médio Integrado. Os alunos capricharam nos modelos e apresentações. Assim como em anos anteriores foram escolhidas as turmas com melhores fantasias, sendo as ganhadores: Agro 2017; Eletro 2017- C e Eletro 2015.

A novidade deste ano fica por conta da inclusão do Dia dos Mortos no calendário oficial do Campus. Ou seja: em 2018 tem mais! Preparem-se!

*Texto: Juliana Motta/CECOM Videira, adaptado de InfoEscola.
** Fotos: Colaboração de Denise Danieli Pagno.