Blog sobre Língua e Literatura é ferramenta de apoio e incentivo à leitura

Escrito por juliana.motta. 13 de junho de 2018, às 17:44

Há seis anos os professores de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, alimentam o Blog chamado “Língua e Literatura na Rede”. Trata-se de uma ferramenta que serve como aliada à dinâmica de sala de aula e cujo objetivo é criar mecanismos que favoreçam o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos estudantes.

Inicialmente o Blog chamava-se apenas “Literatura na Rede”, mas a partir deste ano os professores decidiram ampliar a temática abordada. “Agora, além das questões de Literatura, ele serve a toda a área de Linguagens, ou seja, tratamos também de temas relacionados à Gramática e Língua Estrangeira. Através do Blog, divulgamos trabalhos dos alunos dando uma finalidade muito maior às produções que antes eram destinadas apenas ao professor. O Blog também funciona como ponte entre a comunidade externa e as atividades desenvolvidas pelos alunos”, explica a professora de Língua Portuguesa do IFC Videira, Adriana Hoffmann.

Além disso, o Blog contém material didático atualizado complementar às aulas com foco no êxito do estudante. A professora explica que o meio virtual amplia a capacidade de atualização, intercâmbio e aprendizado. “Como o espaço da aula muitas vezes é curto, principalmente para a disciplina de Língua Estrangeira (apenas uma aula por semana), o Blog vem proporcionar suporte às atividades de ensino do horário regular, através da divulgação de textos, atividades resolvidas e material didático alternativo”, comenta.

O Blog vai além do suporte às atividades escolares e se constitui em um importante repositório de materiais, textos e compartilhamento de experiências literárias. O espaço também é destinado para que alunos, professores e técnicos administrativos possam comentar as publicações e indicar leituras uns para os outros, condensando em um único espaço a riqueza de possibilidades que a área de Linguagens permite.

Gostou? Acesse, leia e participe: https://linguagens-na-rede.blogspot.com.br/

Veja na galeria abaixo um exemplo de material compartilhado no Blog:

Texto: Juliana B. Motta | Jornalista | Cecom Videira, com a colaboração da professora Adriana Hoffmann.