7ª SEAG proporciona ampliação do conhecimento aliado à momentos de integração

Escrito por juliana.motta. 11 de outubro de 2018, às 15:39

Nos dias 25, 26 e 27 de setembro foi realizada no IFC Campus Videira a 7ª Semana de Estudos Agropecuários (SEAG), evento que acontece anualmente e proporciona aos estudantes um maior contato com o mundo da Agropecuária. Neste ano os organizadores trouxeram diversas atividades e palestras para um público de 183 pessoas entre estudantes, professores, produtores rurais e profissionais do setor agropecuário.

No primeiro dia de evento, após a cerimônia de abertura, ocorreu a palestra “Produção de Erva Mate” com o palestrante André Biscaia. Ele falou sobre a importância de plantar erva mate sob a sombra de árvores e também da melhoria da produção ao se realizar uma poda adequada, deixando a copa da árvore em tamanho suficientemente grande para que possa recuperar suas folhas, proporcionando uma colheita anual.

O evento foi organizado pelos docentes e técnicos do curso de agropecuária com o apoio de vários servidores e estudantes do IFC Videira. A programação da 7ª SEAG contemplou 4 palestras, 5 oficinas e uma Gincana. De forma inovadora, esse ano a programação do evento foi enriquecida com atividades externas, denominadas “Gincana no IFC” e “Gincana no CETREVI”, que tiveram o objetivo de integrar e socializar os estudantes do curso de agropecuária e servidores do IFC Videira durante a realização da 7ª SEAG.

Palestras:

1 – Produção de Erva Mate – Palestrante: André Biscaia
2 – Palestra: Monitoramento Populacional de Moscas das Frutas – Palestrante: Éder Farina
3 – Palestra: Valorização de Produtos da Agricultura Familiar – Palestrante: Daniel Uba
4 – Palestra: Fundamentos do Manejo Conservacionista do Solo – Palestrante: Milton da Veiga

Oficinas:
1 – Oficina de Apicultura no CETREVI – Videira;
2 – Oficina de Bovinocultura na Fazenda Paraíso – Iomerê;
3 – Oficina de Implantação de Pastagens – CETREVI – Videira;
4 – Oficina de Turismo Rural – Rancho Moinho Velho – Tangará;
5 – Oficina de Processamento Pós Colheita de Maçã – Fischer Frutas – Fraiburgo

Gincanas:

IFC – Videira
A Gincana realizada no IFC consistiu de 8 atividades: 1) Pescaria no Lago; 2) Sou Fera em Topografia; 3) Acerte a altura da árvore; 4) Jogo da Velha Humana; 5) Sou Fera em Biologia; 6) Tangran; 7) Prova do Laço e 8) Slack Line.

CETREVI
A Gincana no CETREVI foi coordenada pelos chefes e jovens do Grupo Escoteiro de Videira e contemplou a realização de atividades 1) Acerte o Alvo; 2) Caneta no Alvo; 3 ) Jogo às Cegas; 4) Jogo na Lona; 5) Jogo Memória Kim; 6) Sobrevivência/Fogueira e 7) Confecção de Identidade da Patrulha e 8) Ponte Aérea.

Como encerramento, no dia 01 de outubro às 10h no auditório do IFC foi entregue a premiação das 3 equipes vencedoras da Gincana e também foi feita uma avaliação do evento pelos seus participantes, como forma de promover melhorias nas próximas edições do evento.

A Equipe Organizadora da 7ª SEAG agradece às empresas que apoiaram o evento e a todos que de alguma forma contribuíram com a realização e sucesso da 7ª SEAG – Semana de Estudos Agropecuários do Instituto Federal Catarinense.

Apoiadores:

Fonte: Coordenação do Evento e Cecom