IFC participa da implantação do Centro de Inovação em Videira

Escrito por juliana.motta. 20 de fevereiro de 2019, às 16:56

Você já ouviu falar em “tríplice hélice”? É um conceito que preconiza a união de empresas, instituições de ensino e setor público com o objetivo de fomentar um ambiente de Inovação e desenvolvimento econômico, social e tecnológico.

Integrando a “hélice” das instituições de ensino o Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, está participando do Grupo de Trabalho (GT) de Inovação, criado pela Prefeitura Municipal de Videira em dezembro de 2018. Além do IFC integram o GT 14 representantes de todas as Secretarias da Prefeitura, 14 representantes de Instituições de Ensino e 14 representantes do setor privado, entre comércio e indústria.

O objetivo do GT Inovação é criar e implantar o Centro de Inovação. “O Centro de Inovação é um espaço que agrega vários serviços que são motivadores de Inovação. É um espaço que conterá uma incubadora tecnológica, mas que não se restringe a isso, podendo ter também espaços de divulgação de pesquisas e ações diversas para fomentar a Inovação”, explica o Secretário de Educação Luiz Felipe Torcatto Zanella, que participa do GT representando a Prefeitura de Videira.

Zanella conta que em 2017 a Prefeitura buscou contato com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) responsável pelo Programa Pacto pela Inovação. “Por meio deste Programa foram desenvolvidos uma série de instruções, normativas e guias sobre como ativar os Ecossistemas de Inovação. O Programa criou 13 Centros de Inovação com investimento em espaços físicos próprios para este fim. Os Centros de Inovação mais próximos de Videira ficam em Lages, Joaçaba e Chapecó. Com base no Programa Pacto pela Inovação estamos agora desenvolvendo o Centro que será instalado em Videira”, detalha.

O Centro de Inovação irá funcionar na nova Rodoviária em um espaço de 800 metros quadrados. Neste momento o GT trabalha desenvolvendo um plano de operações, incluindo a elaboração de uma legislação municipal, ponderando questões jurídicas e burocráticas que envolvem todo o processo.

Representantes do IFC no GT Inovação, os professores Josy Carvalho Gardin e Manassés Ribeiro explicam que o papel da Instituição de Ensino é contribuir com o conhecimento para a criação e implantação do Centro de Inovação. “Nosso Setor de Tecnologia de Informação elaborou o projeto de infraestrutura lógica para instalação da rede de dados do Centro de Inovação. Acreditamos que é fundamental somar esforços para o desenvolvimento de Videira e região”, explicam os professores.

Nos dias 21 e 22 de fevereiro integrantes do GT Inovação irão à Florianópolis para conhecer experiências bem sucedidas na área de Inovação. A programação da viagem prevê visitas ao Sebrae Lab, Centro de Inovação Acate Primavera, Observatório da Indústria Fiesc, Centro de Inovação Acate-Dimas e Sapiens Parque.

*Imagens da reunião do GT Inovação realizada no IFC Campus Videira em 11 de fevereiro de 2019.

Texto e fotos: Cecom/Videira | Jornalista Juliana B. Motta Peretti

Centro De Inovação

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank