Palestra “Missão Brumadinho” será realizada dia 14 de março

Escrito por juliana.motta. 6 de março de 2019, às 17:58

O projeto Café com Segurança convida a todos para a primeira edição do evento neste ano de 2019. O tema escolhido é “Missão Brumadinho”, em que o Soldado Giandro Rissi vai compartilhar sua experiência como Bombeiro Militar no resgate às vítimas da Vale – Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais.

O evento será realizado no dia 14 de março, às 19h30min, e é destinado aos alunos do IFC e também à comunidade externa que tenha interesse no tema. A entrada é gratuita, mas o Projeto Café com Segurança solicita doações de materiais escolares que serão destinados à Associação dos amigos dos Autistas (AMA). As doações são espontâneas e serão recolhidas na entrada do evento.

Giandro Rissi integrou a primeira equipe de Santa Catarina nomeada para auxiliar nos trabalhos de busca em Brumadinho. O bombeiro, juntamente ao Cabo Fumagalli, de Curitibanos, trabalhou em parceria com o cão Hunter, treinado para localizar corpos de vítimas mortas na tragédia.

Sobre o palestrante
Giandro Rissi entrou no Corpo de Bombeiros em 2003 como bombeiro comunitário, prestando serviço voluntário por 10 anos. Neste período, percebeu que era esta sua vocação e dedicou-se aos concursos públicos. Em abril de 2013 ingressou como aluno Soldado Bombeiro Militar no 2º Batalhão, sediado em Curitibanos. Após formação, atuou na corporação de Rio das Antas e hoje se dedica à equipe da sua cidade natal, Videira.

Dentre as suas especializações estão a Cinotecnia – que se refere ao conjunto de técnicas para criação e treino de cães, intervenção em áreas deslizadas, busca terrestre e a especialização em busca e resgate em inundações e enchurradas.

Giandro é integrante da Força Tarefa do 2º Batalhão, com diversos acionamentos em busca terrestre e enchentes. Executa também as atividades de auxiliar de instrução no curso de formação de cinotécnicos, na matéria de busca de pessoas em óbito, de auxiliar de provas em certificações estaduais, nacionais e internacionais de busca com cães e auxiliar na formação de bombeiros mirins.

Voluntariamente realiza cinoterapia com crianças Autistas ligadas à Associação dos amigos dos Autistas (AMA), recém instituída em Videira.

Conheça o Café com Segurança
O Projeto Café com Segurança é desenvolvido pelo curso técnico em Segurança do Trabalho em parceria com professores de variadas áreas. Uma vez por mês o Projeto traz uma palestra diferente para a comunidade de Videira e região, sempre com temas relevantes e atuais. O objetivo é trabalhar a interdisciplinaridade por meio da proposição de temáticas livres, ampliando a visão e a reflexão a cerca de temas transversais de interesse na área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

Texto e arte: Cecom/Videira – Jornalista Juliana B. Motta Peretti | Foto: Sd Spader