Governo Federal bloqueia 39% do orçamento de custeio do IFC Campus Videira

Escrito por juliana.motta. 3 de maio de 2019, às 17:43

Nesta semana a comunidade acadêmica do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, recebeu com preocupação a notícia de que 39% de seu orçamento de custeio foi bloqueado pelo Governo Federal. Na prática isso implica dizer que o orçamento destinado aos gastos com o funcionamento básico da instituição está comprometido em quase 40% do valor total.

Os bloqueios foram feitos via decreto ( nº 9.741/2019) publicado no Diário Oficial da União (DOU) pela Secretaria de Orçamento Federal do Ministério da Economia na noite de 30 de abril. De acordo com o decreto, R$ 5,8 bilhões dos recursos do Ministério da Educação (MEC) podem ser cortados se os bloqueios forem mantidos.

O corte no orçamento atinge todas as universidades e institutos federais no país. Este bloqueio representa para o IFC em todo estado cerca de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões) e aproximadamente R$ 1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil) para o Campus Videira.

A diretora geral do Campus, Rosângela Aguiar Adam, informa a toda população, estudantes, familiares e futuros alunos que infelizmente este corte prejudicará muito o Campus, mas que a instituição está empenhada em tentar minimizar os danos. “Faremos o possível para dar seguimento a nossa maior missão, que é proporcionar um ensino de qualidade, porém, todos devem estar conscientes de que muitas atividades serão comprometidas pela falta de recursos”, declara.

A diretora informa que de imediato está comprometido o auxílio refeitório (subsídio) que seria oferecido no segundo semestre para diminuir o custo da refeição por aluno (atualmente em R$ 7,75), serão reduzidas ou cortadas viagens de estudos, visitas técnicas, capacitação de servidores, diárias para reuniões ou palestras e materiais para cursos e laboratórios.

“Estamos cientes do enorme prejuízo que o corte orçamentário tratá, mas ao mesmo tempo estamos confiantes de que esta situação seja revista para que nossos estudantes não sejam prejudicados. Queremos que a educação seja compreendida como fundamental para o desenvolvimento do nosso país”, destaca a diretora.

Diante deste contexto, a reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes, está em Brasília em reunião com o Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para debater a pauta em questão.

Já na próxima semana, o Conselho dos Dirigentes (Codir) do IFC se reúne para tomar decisões a respeito do bloqueio. A reitora informa que, por enquanto, não houve reduções nas verbas destinadas à assistência estudantil. “É um alento porque, ao menos, o suporte de permanência dos estudantes está mantido. Mas a situação é muito grave, e necessita ser revista pelo Governo Federal. A Educação deve ser mantida como prioridade”.

Na cidade de Videira o IFC está presente desde 2010 atendendo pessoas de todas as classes sociais com qualidade e excelência. Os índices acadêmicos do Campus são frequentemente destaque no Estado de Santa Catarina e os estudantes formados pela institução mantém ótimos níveis de aprovação em vestibulares de grandes instituições. Atualmente o Campus Videira atende 1.280 estudantes em 10 cursos entre ensino médio técnico, cursos subsequentes (técnicos pós-médios) e cursos superiores.