Olimpíada de Foguetes agita alunos e movimenta céu de Iomerê

Escrito por juliana.motta. 6 de maio de 2019, às 14:08

Ocorreu no último dia 4 os lançamentos da Olimpíada de Foguetes 2019 do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Videira. Os lançamentos dos foguetes confeccionados pelos alunos aconteceu em uma área aberta onde será o futuro parque industrial de Iomerê.

Sob a supervisão do professor de Física Jaquiel Salvi Fernandes, os alunos, em pequenos grupos, participaram desta etapa e, os melhores classificados podem chegar a participar das etapas regional e, até, nacional, que acontece no Rio de Janeiro.

Os foguetes são confeccionados com garrafa pet, papel e fita adesiva e vários dos 86 lançamentos, ultrapassaram os 100 metros de distância horizontal a partir da base de lançamentos.

Participando de atividades como esta os alunos aprendem na prática a química, com base na reação dos componentes utilizados para estabelecer pressão interna nos foguetes, física, na parte da teoria de ação e reação e lançamentos oblíquos, entre outras.

O professor ressalta que diversas vezes os alunos do IFC Campus Videira foram classificados para a fase nacional desta modalidade. “Temos a expectativa de nos classificarmos, pois a equipe vencedora teve alguns problemas com o primeiro lançamento, mas acredito que os próximos lançamentos podem alcançar longas distâncias.”

Um dos destaques da tarde foi o foguete lançado pelos alunos Edson Furlan, Marlos Furlan e Maurício Pellin. A equipe, composta por alunos do 3º ano da Agropecuária, ficou em primeiro lugar com a distância de 194,2 metros. Em seguida os alunos Fabrízio Andreani, André Rubini e Luiz Grassmann ficaram com a 2ª posição atingindo a marca de 188,4 metros. A terceira equipe colocada fez 187,5 metros e foi formada pelos alunos Edson Luiz, Bernardo Simon e Vinicius Ribeiro.

Texto e fotos: estagiário Vanderlei Pires com supervisão da Cecom/Videira