Semana Acadêmica de Pedagogia inova com oficinas e palestras sobre temas variados

Escrito por juliana.motta. 13 de junho de 2019, às 19:53

Em sua terceira edição a Semana Acadêmica de Pedagogia do Campus Videira trouxe neste ano alguns diferenciais positivos que agregaram para diversificar as cinco noites de atividades. Pela primeira vez os participantes puderam escolher entre 14 oficinas o tema que mais se aproxima de sua realidade profissional ou acadêmica. O evento reuniu profissionais renomados na área de Educação durante os dias 27 e 31 de maio.

A noite de abertura do evento contou com a presença da reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes, que trouxe reflexões a respeito do paradigma tradicional e emergente em relação à formação docente. Com 32 anos de experiência na Educação, Sônia explica que para falar sobre formação docente é necessário olhar para a cultura da escola tradicional.

A reitora fez um apanhado histórico sobre o desenvolvimento da Educação no Brasil desde a chegada dos colonizadores com a implementação do método adotado pelos Jesuítas, passando pelo acordo MEC-USAID que implementou um pacote tecnicista e fez a transição entre os Jesuítas e a chamada ‘Escola Nova’.

“Por que a Pesquisa não é presente nos currículos de Ensino Superior do Brasil? Porque adotamos o modelo Napoleônico baseado em formar para um ofício em contraposição ao modelo de Humboldt [Wilhelm von] em que o princípio é a Pesquisa. O que move os processos de constituição da formação de uma trajetória é a Pesquisa. A pesquisa se constitui como um instrumento intrínseco da prática pedagógica”, defende Sônia.

A reitora ressalta que o pedagogo precisa saber explicar aos pais de modo claro e com fundamento teórico o porquê a criança chora, por exemplo, quando começa a frequentar a creche. “Tem autores que abordam as fases de adaptação, que teorizam sobre o medo do novo e como isso se expressa por meio da linguagem chamada choro. A apropriação do campo do conhecimento por parte dos pedagogos é essencial para diferenciar a Educação Institucional do que é feito em casa”.

A coordenadora do curso de Pedagogia do IFC Campus Videira, Jane Suzete Valter, compôs a mesa de abertura do evento e enalteceu a importância do tema. “Discutir a formação docente significa elencar aspectos específicos relacionados desde às questões práticas até às mais amplas, como por exemplo, as políticas públicas. Com o entendimento de que a formação docente vai para além da sala de aula é que o curso de Pedagogia, servidores e discentes vem proporcionar este momento” destaca.

Também presente na noite de abertura a diretora geral do Campus, Rosangela Aguiar Adam, parabenizou os organizadores do evento. “Muitas pessoas acham que é algo simples, mas na verdade a organização de uma Semana Acadêmica é algo que demanda muito trabalho e precisa ser valorizada por isso decidimos manter as Semanas Acadêmicas mesmo neste cenário de incerteza financeira com bloqueios orçamentários”.

Na segunda noite de evento Kiara Terra ofereceu o minicurso “A História Aberta”, que teve como objetivo ensinar técnicas de Contação de Histórias. De forma lúdica e interativa Kiara buscou a participação da plateia na criação de enredos. Utilizando um baú, Kiara foi envolvendo o público ao retirar diversos objetos que serviram de ponto de partida para a criação das histórias.

Na noite de quarta feira a professora Gládis Kaercher ministrou a palestra “Palavras e encantamentos: educação infantil, leitura e infâncias contemporâneas”. Ela abordou temas variados que foram desde conquistas e retrocessos do currículo escolar no Brasil até a importância de trabalhar na Educação Infantil a conscientização sobre pessoas com deficiência, ensinando desde cedo práticas de boa convivência com as diferenças”.

As duas últimas noites da Semana Acadêmica foram destinadas para a realização de 14 oficinas. Além de professores do IFC, esta edição do evento inovou com a participação de servidores do quadro técnico administrativo como oficineiros. Os temas foram os mais variados desde ferramentas digitais no apoio ao Ensino, a confecção de bonecas Abayomi em diálogo com a História e Cultura Afro-brasileiras, Libras, Geometria para os anos iniciais, entre outras.

Texto: Coordenação de Comunicação – IFC Campus Videira | Fotos: Comissão Organizadora do Evento