“Saúde mental e o trabalho: possibilidades e desafios” é tema de evento nesta quinta-feira (03)

Escrito por juliana.motta. 1 de outubro de 2019, às 19:45

O Projeto Café com Segurança convida toda a comunidade acadêmica para participar de uma palestra intitulada “Saúde mental e o trabalho: possibilidades e desafios”. O evento foi programado em alusão ao Setembro Amarelo e tem o objetivo de abordar a temática do suicídio considerando a perspectiva laboral. Todos estão convidados a participar, especialmente estudantes e profissionais ligados ao curso técnico em Segurança do Trabalho.

De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade apenas em 2017 o suicídio foi a causa de morte de 11 mil pessoas no Brasil e 800 mil pessoas em todo o mundo. Buscando reduzir esses dados em 2013 o Brasil assinou o Plano de Ação em Saúde Mental, lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que tem como meta reduzir a mortalidade por suicídio em 10% até 2020.

De acordo com a cartilha da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) o suicídio é um fenômeno complexo. “É um comportamento com determinantes multifatoriais e resultado de uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos, inclusive genéticos, culturais e socioambientais. Dessa forma, deve ser considerado como o desfecho de uma série de fatores que se acumulam na história do indivíduo, não podendo ser considerado de forma causal e simplista apenas a determinados acontecimentos pontuais da vida do sujeito. É a consequência final de um processo”.

Palestrantes convidados:

Lucas Emmanoel Cardoso de Oliveira: Mestre em psicanálise/Clínica e cultura (PUC – Rio de Janeiro); Psicanalista associado ao corpo freudiano Escola de psicanálise do Rio de Janeiro. Psicólogo (PUC Goiás). Tem pesquisado sobre objeto voz, música, sexualidade, política e teoria queer. Atuou como psicólogo da equipe federal do programa de proteção à vitimas e a testemunhas  ameaçadas da presidência da república em Brasília. É professor convidado do mestrado de ecossistemas agrícolas e naturais da UFSC Curitibanos. É atualmente Psicólogo Educacional da UFSC Curitibanos, executando vários projetos nesta universidade. Artigos publicados no Brasil, Colômbia e Argentina. Trabalha há 09 anos como psicanalista em consultório particular.

Adriana Felicetti: Mestre em Educação; Pós-graduação em Saúde mental e psicopatologia. Psicóloga (UNC- Caçador). Já atuou como psicóloga clínica e docência em psicologia no IFC Campus Videira; Atual coordenadora do CAPS – Centro de atenção psicossocial do município de Videira- SC.

Convidadas representando empresas da região:

Caroline Marques

Formação: Psicóloga | Atuação: Assistente de Recursos Humanos – Recrutamento e Seleção

Eloize Mantoani

Formação: Pedagoga – Pós graduada em Gestão de RH | Atuação: Analista de Recursos Humanos – Treinamento e Desenvolvimento

Realização: Projeto de Extensão “Café com Segurança”.

Texto e arte: Cecom/Videira