Tese de doutor do IFC Videira ganha prêmio de melhor pesquisa em Congresso de Inteligência Computacional

Escrito por juliana.motta. 12 de novembro de 2019, às 15:34

Pesquisa de doutorado de autoria do professor Manassés Ribeiro, docente dos cursos de Informática e Ciência da Computação do Instituto Federal Catarinense, Campus Videira, foi contemplada com o prêmio de melhor Tese no Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional, promovido Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional (SBIC).

O reconhecimento foi entregue na útlima semana durante o Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional (CBIC), realizado entre 03 e 06 de novembro de 2019, em Belém do Pará. A tese é Intitulada “Deep learning methods for detecting anomalies in videos: theoretical and methodological contributions” (em tradução livre: métodos de aprendizagem profunda para detectar anomalias em vídeos: contribuições teóricas e metodológicas).

A tese foi defendida em 2018 no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (CPGEI/UTFPR). Para cursar o doutorado o professor Manassés Ribeiro contou com apoio institucional do IFC, por meio do Programa de Licença para Capacitação, em que o servidor fica ausente do trabalho por um período mantendo sua remuneração e dedicando-se exclusivamente à pesquisa.

De acordo com o professor a crescente necessidade de segurança em ambientes públicos ou privados motiva pesquisas sobre como melhorar as ferramentas computacionais mais utilizadas para esta finalidade. O monitoramento em vídeo tem ampla utilização tanto por empresas especializadas em segurança como pelos cidadãos comuns que buscam proteger suas residências ou empresas.

“Uma das formas de prover esta segurança é por meio da aquisição de vídeos com câmeras de segurança principalmente pela facilidade e baixos custos destas tecnologias. Neste ponto emerge um problema bastante relevante que é realizar a análise do conteúdo destes vídeos, que é uma tarefa bastante exaustiva e tediosa para os profissionais de segurança. Assim, a nossa pesquisa contribui com uma metodologia para detectar anomalias, ou seja, eventos que podem ser considerados ‘estranhos’ em um determinado contexto nestes vídeos ajudando a encontrar padrões anômalos como, por exemplo, roubo, assalto ou um evento terrorista”, explica Manassés Ribeiro.

O Concurso de Teses e Dissertações avaliou os trabalhos sob três aspectos principais: originalidade, relevância e atualidade. As três melhores teses do país foram selecionadas para arguição de 20 minutos durante o Congresso, quando então a banca de avaliadores elegeu a Tese de Ribeiro como a melhor na categoria por apresentar importante contribuição com uma abordagem original do assunto. A banca avaliadora foi composta por quatro professores com bolsa de produtividade da Capes. Isso significa que são os pesquisadores mais produtivos na área, de excelência e com reconhecida experiência em Inteligência Computacional

“O principal diferencial de nossa pesquisa foi propor uma nova metologia para melhorar a capacidade assertiva para esta classe de problemas. Uma ferramenta computacional que implemente esta metodolgia proposta na tese poderia tornar mais eficiente a análise massiva dos vídeos de segurança. Esforços nestes sentidos já vêm sendo conduzidos com alguns projetos na área de segurança junto à prefeitura de Curitiba”, detalha.

Manassés Ribeiro ressaltou o agradecimento aos professores Heitor Lopes e André Lazzaretti que foram seu orientador co-orientador, respectivamente, assim como CPGEI/UTFPR. Agradeceu também ao Instituto Federal Catarinense e ao programa IFC/CAPES/PRODOUTORAL pelo suporte financeiro e a NVIDIA pela doação dos equipamentos usados na execução do trabalho.

Professor Manassés Ribeiro recebe prêmio de melhor tese no Congresso Brasileiro de Ciência da Computação.

Texto: Cecom/Videira – Juliana Bauerle Motta | Jornalista DRT 8976 PR Foto: Arquivo pessoal