Novo diretor do IFC Videira assume cargo nesta quarta-feira (29)

Escrito por juliana.motta. 29 de janeiro de 2020, às 13:56

O Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, conta com uma nova direção a partir desta quarta-feira 29 de janeiro de 2020. O professor Jaquiel Salvi Fernandes assume o cargo de Diretor Geral pelo período de quatro anos. O novo diretor foi escolhido em consulta à comunidade acadêmica, por meio de eleição em que votaram estudantes e servidores do IFC Videira.

A nomeação do novo diretor foi publicada nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial da União (DOU) e consolida o processo eleitoral realizado em setembro de 2019. A transição de gestão já vem sendo realizada desde o mês de novembro, quando os antigos gestores iniciaram o repasse de informações e processos necessários para a continuidade do trabalho.

A equipe que acompanhará Jaquiel Salvi Fernandes ao longo dos próximos quatro anos já está formada. A professora Josy Carvalho Gardin é a Diretora de Ensino (DDE), a Assistente em Administração Marion Schmidt é a Diretora de Administração (DAP) e o Pedagogo Antoninho Baldissera é o Coordenador Geral de Ensino (CGE). Além dos cargos de direção a nova gestão inicia agora o processo de nomeção de sua nova equipe, reorganizando os setores, coordenações da parte administrativa e pedagógica.

De acordo com o professor, o objetivo é dar continuidade e propor melhorias ao trabalho já desenvolvido no Campus, buscando adequações e enfrentando os desafios que estão por vir. “Nossa gestão vai buscar melhorias constantes nos serviços prestados pelo IFC, com foco na oferta de ensino de qualidade para a população de Videira e região. Queremos atuar em diálogo com todos os setores da sociedade, abrindo espaço e possibilitando que o IFC seja um veículo propulsor de desenvolvimento e inovação”, destaca.

Quem deixa o cargo de diretora geral é a professora Rosangela Aguiar Adam, que esteve à frente do Campus por quase sete anos. Ela permanece no IFC como docente em cursos nas áreas de Informática e Ciência da Computação.

Ao finalizar sua gestão, Rosangela enviou mensagem de agradecimento a todos. “Encerro a gestão e venho agradecer ao apoio de todos que de uma forma ou de outra colaboraram e me apoiaram neste tempo que estive a frente da direção geral do Campus. Agradeço em especial a todos os diretores, chefia de gabinete e coordenadores que fizeram parte da gestão, vocês formaram uma equipe que trabalhou muito, com muita dedicação e muito amor ao Campus, deixamos a gestão com o sentimento de dever cumprido”.

Conheça o novo diretor

O professor Jaquiel Salvi Fernandes é natural da cidade de São José do Cedro (SC) e atua no IFC Campus Videira desde o ano de 2011, onde leciona a disciplina de Física para o Ensino Médio e disciplinas de cálculos nos cursos superiores. Antes disso Jaquiel atuou por um ano no Instituto Federal do Paraná (IFPR) também como professor de Física.

Jaquiel tem Pós-Doutorado em Engenharia Mecânica/Física Nuclear Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina. É mestre e doutor em Física Nuclear Aplicada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Faculdades Integradas de Palmas (PR) e especialização em Física Geral pela mesma faculdade.

Reitoria

No mesmo processo eleitoral em que o diretor foi eleito, também foi realizada a consulta para o cargo de reitor do IFC, ocasião em que a reitora Sônia Regina de Souza Fernades foi reeleita e segue no comando da instituição, em Blumenau, por mais quatro anos. Sônia foi empossada no cargo de reitora na terça-feira (28), em Brasília, pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Sobre o Campus

Prestes a completar 10 anos no próximo dia 1 de fevereiro, o Instituto Federal Catarinense é uma Instituição pública federal reconhecida pela qualidade dos serviços prestados, ofertando cursos básicos de qualificação, ensino médio integrado, cursos técnicos, superiores e pós-graduação.

Caracterizada como uma escola de excelência o IFC dispõe de 71 professores altamente qualificados, em sua maioria docentes com título de mestre ou doutor. Conta também com um quadro de 58 servidores técnicos administrativos, que são profissionais das mais diversas áreas para suporte das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Todos os servidores atendem a 1.300 estudantes com matrícula regular, além da oferta de cursos de Extensão e atividades extras para a comunidade em geral.

Cursos oferecidos

– Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Informática, Agropecuária e Eletroeletrônica;

– Cursos subsequentes, também chamados de pós-médio. São ofertados quatro cursos: Técnicos em Agropecuária, Eletrônica, Eletrotécnica e Segurança do Trabalho;

– Cursos superiores: Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Agronomia (novo curso com oferta da 1ª turma em 2020).

– Pós-graduação: Educação

– Proeja: Assistente Administrativo – novo curso noturno que será ofertado a partir de 2020. O Curso é voltado à Educação de Jovens e Adultos. O aluno irá cursar as disciplinas do Ensino Médio em módulos e paralelamente à qualificação para Assistente Administrativo. O ingresso vai ocorrer a partir de fevereiro e o aluno pode ingressar a qualquer momento do ano, pois o curso tem formato diferenciado para atender pessoas que estão a mais tempo fora da escola. O Proeja é destinado para pessoas que já concluíram o Ensino Fundamental e tenham 18 anos ou mais

Nova gestão no período de Janeiro de 2020 a janeiro de 2024: Antoninho Baldissera, Josy Gardin, Marion Schimidt e Jaquiel Fernandes