IFC Videira sediará 2º Congresso Nacional do Contestado

Escrito por juliana.motta. 6 de fevereiro de 2020, às 11:51

O Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, será sede da segunda edição do Congresso Nacional do Contestado que será realizado de 23 a 26 de junho de 2020. O evento tem caráter científico-cultural e objetiva reunir pesquisadores, estudantes e interessados em conhecer e manter a memória da Guerra do Contestado – conflito ocorrido no Oeste Catarinense entre 1912 e 1916.

A 2ª edição do evento contará com apresentações de trabalhos científicos de pesquisadores de todo o país, conferências, mesas-redondas, oficinas, visitas técnicas às regiões do Contestado, feiras de produtos caboclos e apresentações culturais.

De acordo com a servidora Juciara Ramos Cordeiro, integrante da comissão organizadora do Congresso, a programação está sendo preparada com apoio de uma equipe composta por integrantes de diversas instituições. “Estamos trabalhando na elaboração da programação e em breve divulgaremos o site do evento com todas as informações”. Ela explica que a submissão de trabalhos deve iniciar já no mês de abril em data a ser definida.

A primeira edição do Congresso ocorreu de 12 a 15 de junho em Caçador e foi realizada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Com um resultado considerado excelente o 1ª Congresso teve 80 trabalhos científicos apresentados e cerca de 1.200 participantes.

A ideia do evento resultou de uma parceria entre o IFSC e o Museu do Contestado. Juntas as instituições conseguiram fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O Congresso é parte de um extenso projeto que propõe a criação de uma agenda de reconhecimento e empoderamento acerca da história da região.

O 2ª Congresso conta com a organização do IFC, do Núcleo de Estudos do Contestado do IFC (NEC), do IFSC, do Museu do Contestado e da Universidade do Oeste Catarinense (Unoesc).

Texto: Cecom/Videra| Juliana B. Motta Peretti | Jornalista