Cuide de sua Saúde Mental no período de quarentena

Escrito por juliana.motta. 31 de março de 2020, às 13:44

Gostaríamos de chamar a atenção para o tema da Saúde Mental diante do período de crise gerada pela disseminação do coronavírus. Há poucos dias fomos surpreendidos com a “quarentena”, período de isolamento social que visa a prevenção para o menor impacto da doença causada pelo vírus.

Entendemos que mundialmente as pessoas estão sendo afetadas e devemos ter cautela e preocupação, evitar contato, ter higiene, boa alimentação, além de outras recomendações dos profissionais da saúde pública. Porém, vemos nesse cenário a importância de observarmos para além das razões de cunho coletivo, ou seja, é preciso olhar para as questões internas ao indivíduo que nesse momento se encontra em situação de vulnerabilidade também emocional, acometido por sentimentos, angústias, preocupações relativas a quanto tempo isso vai durar, como será para recuperar o que perdemos? E se algum familiar estiver contaminado?

No impacto de uma pandemia todos nos sentimos afetados, reagimos de maneiras diversas para encontrar alternativas de superação desse momento, que racionalmente conseguimos identificar como passageiro, mas emocionalmente parece não ter fim e pode representar grave sofrimento psíquico. As reações podem variar desde medo, angústia, com ou sem sintomas físicos como taquicardia, dores, falta de ânimo, entre outros. O impacto de situações de crise como esta é profundo, portanto devemos nos preocupar com nosso bem estar psíquico assim como de quem convive conosco, tão importante quanto tomar água, nos alimentarmos, dentre outras necessidade básicas é fundamental cuidar do aspecto emocional.

É importante buscar manter uma atitude esperançosa, e dentro da ausência da rotina habitual gerirmos nosso tempo e escolhas. Estas podem estar relacionadas à postura que vamos assumir diante dos dias difíceis, ou seja, é necessário fazer o esforço, pois caso contrário tudo parecerá muito ruim e impossível de superar, isso tudo fica mais intenso se algumas inquietações ou problemas pregressos já vinham causando problemas e não receberam atenção, ou seja, se você já vinha tendo sintomas de ansiedade e/ou depressão (choro contínuo, sensação de tristeza e desanimo generalizado, alteração do sono ou apetite..) esteja atento pois o momento atual pode ser um gatilho para sintomas mais graves, nesse caso é importante procurar ajuda profissional (médico e/ou psicólogo).

Para ajudar a identificar aspectos que precisam ser observados sobre nossa saúde mental listamos abaixo algumas questões a serem observadas e sugerimos possibilidades de enfrentamento. O vírus não pode afetar o seu psicológico, mas as suas atitudes assumidas nesse momento sim, então, vamos lá!Redes Sociais – não procure informações relativas à doença freneticamente, o que for importante chegará até você. Uma ou duas vezes ao dia é suficiente.

Sintomas Físicos – Dores de cabeça e musculares são comuns em período de tensão e estresse. Falta de ar, dores abdominais acompanhadas de diarreia ou não podem ser de causa emocional geralmente relacionados à ansiedade. Além disso, taquicardia, indisposição, dentre outros podem aparecer. Procure verificar se o sintoma tem uma causa identificada, não se medique sem ser extremamente necessário. Mesmo na quarentena é possível fazer exercícios, alimentar-se bem, fazer algo para relaxar, mais do que uma vez ao dia. A tendência é que esses sintomas melhorem.

Preocupações exageradas e/ou pensamentos recorrentes – pensamentos relacionados à doença ou de que algo muito ruim vai acontecer devem ser substituídos por pensamentos mais positivos, otimistas. No primeiro momento parece difícil, mas tente, você vai conseguir dominar seu pensamentos!

Rotina – é necessário mesmo diante da ausência da rotina habitual, organizarmos uma rotina em casa. Não cumprir minimamente uma rotina, como dormir o dia todo pode aumentar a sensação de distanciamento e ociosidade.

Lazer –Fazer o que gosta sim! Quantas vezes você desejou ter um tempo livre para ler aquele livro ou ver aquele filme? Além disso, aprender uma atividade diferente também pode ser uma opção legal, como pintura, música, dança… a internet pode ser uma excelente aliada.

Cuidados pessoais – Mantenha os hábitos de higiene, uma boa alimentação e tire o pijama…

Contatos próximos – Converse com o vizinho, com os familiares, mesmo que em algum momento tenham suas diferenças ninguém é tão ruim, dê uma chance a eles!

Converse – Fale sobre o que lhe incomoda! Se não quiser falar com a família chame um amigo nas redes sociais, mas não sofra sozinho, muitas pessoas gostam de você e querem te dar apoio.

Na correria da vida moderna não estamos mais habituados a olhar para nós mesmos e nesse momento em que desaceleramos nosso ritmo nos deparamos com o que mais nos incomoda, assim, perceba como essa é uma oportunidade de aprendermos com nossa fraqueza, conhecermos nossas limitações e buscar uma forma de superá-las.

Caso tenha outras dúvidas ou não encontre alguém para conversar o IFC possui uma equipe que pode lhe atender!

Texto: Danieli Vieceli, psicóloga do IFC Campus Videira

Contatos:

danieli.vieceli@ifc.edu.br
sisae.videira@ifc.edu.br
– Serviço Integrado de Suporte e Acompanhamento Educacional –