IFC Videira oferta 175 vagas para Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Escrito por juliana.motta. 1 de dezembro de 2020, às 13:50

O Instituto Federal Catarinense (IFC) está com inscrições abertas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. São ofertadas 2.220 vagas em 15 cidades de Santa Catarina. No Campus Videira, são 175 vagas, divididas entre os cursos de Agropecuária (35), Eletroeletrônica (70) e Informática (70). O IFC produziu um tutorial de como fazer a inscrição, que neste ano é gratuita. Confira o tutorial aqui.

Em virtude da pandemia de Covid-19, o processo seletivo não contará com o tradicional Exame de Classificação (prova). Em vez disso, a seleção será por meio de sorteio público, previsto para o dia 14 de janeiro. Cada inscrito receberá um número por meio do qual irá concorrer às vagas. Todas as informações estão no edital, que deve ser lido na íntegra pelo candidato.

Podem participar do processo seletivo aqueles que já concluíram o ensino fundamental ou que irão concluir até o dia da matrícula. O resultado preliminar do sorteio está previsto para 19 de janeiro, e o final, para o dia 27 de janeiro. As orientações para matrícula serão divulgadas em edital complementar, que será publicado ainda em dezembro.

Aos candidatos que não tiverem acesso à internet, o instituto disponibilizará um computador para inscrição. No Campus Videira, o interessado poderá ter acesso ao computador durante o período de inscrição, que vai de 1º de dezembro a 8 de janeiro, de segunda a sexta-feira,  das 13h às 17h, na Secretaria (exceto no período de 23 de dezembro a 1º de janeiro, em que não haverá expediente).

Parar tirar dúvidas dos candidatos o IFC disponibiliza os seguintes canais de atendimento de segunda à sexta-feira:

Pelo telefone (49) 3533-4918: das 13h às 17h

Pelo WhattsApp (49) 9803-1101: das 08h às 12h e das 13h às 17h

Pelo bate-papo virtual do google meet: das 8h às 11h30 pelo link meet.google.com/xbs-jngo-bwv

De modo presencial no IFC Videira na sala do Registro Acadêmico e Cadastro Institucional (RACI) – das 13h às 17h (solicita-se que o candidato dê preferência aos canais virtuais de atendimento).

Como funciona o técnico integrado ao ensino médio?

Com duração de três anos, o técnico integrado permite ao aluno cursar o ensino médio – estudando disciplinas como biologia, geografia, história e português – ao mesmo tempo em que adquire habilitação profissional técnica. No curso integrado, o estudante passa, em média, dois turnos no instituto (manhã e tarde). Como é uma instituição de ensino pública federal, os estudantes não pagam para estudar no IFC.

IFC reserva vagas para ações afirmativas (cotas)

O processo de seleção reserva 50% das vagas para candidatos que estudaram em escola pública; e subdivide essa categoria, avaliando critérios socioeconômicos e raciais. Também reserva vagas para pessoas com deficiência, e, em alguns campi, como é o caso de Videira, também para oriundos da agricultura familiar. Caso o candidato tenha dúvidas a respeito das ações afirmativas, pode responder o quiz do IFC (disponível aqui), para saber em qual delas deve se inscrever. Também pode assistir aos vídeos explicativos sobre as cotas (disponíveis aqui).

Assista ao tutorial e veja como acessar o Portal do Candidato:

Links importantes:

Leia o Edital

Tutorial de como fazer a inscrição

Faça sua inscrição

Passo a passo de como será realizado o sorteio público

Perguntas e Respostas sobre o sistema de cotas (ações afirmativas)

Acompanhe as redes sociais oficiais do campusFacebook | Instagram | YouTube

Texto: Cecom Blumenau com adaptações de Cecom Videira. Arte e vídeo: Cecom Reitoria