Jovens e Adultos podem se inscrever para o Encceja até 22 de Janeiro

Escrito por juliana.motta. 12 de janeiro de 2021, às 13:01

O Exame Nacional para Certificação de Competências (Encceja) é uma prova destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade certa. A Encceja pode ser utilizado para conclusão do ensino fundamental e do ensino médio, desde que o candidato alcance a nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas e 5 pontos na redação.

Critérios para participação:

*Para obter o certificado do ensino fundamental: 15 anos completos na data de realização do exame.

*Para obter o certificado do ensino médio: 18 anos completos na data de realização do exame.

Não é necessário ter o ensino fundamental para pleitear o certificado do ensino médio. O candidato que seja aprovado no Encceja para o ensino médio pode solicitar o certificado tanto do ensino fundamental como do ensino médio.A participação no Encceja é voluntária e gratuita e pode ser feita, inclusive, por pessoas privadas de liberdade.

O responsável pela elaboração e aplicação da prova é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas quem fornece o certificado do Encceja são as secretarias estaduais de educação e os institutos federais, desde que tenham se credenciado para isso.

O Instituto Federal Catarinense (IFC) é uma das instituições certificadoras do ensino médio, mas, para isso, no ato de inscrição o candidato deve indicar um dos 15 campi do IFC como entidade certificadora.

As provas serão realizadas no dia 25 de abril e o INEP disponibiliza materiais de estudo e todas as informações detalhadas sobre o pleito. Acesse o site do Encceja e saiba mais.

Texto: Cecom/Campus Videira.