Congresso Nacional do Contestado será realizado de forma online, de 23 a 26 de agosto de 2021

Escrito por juliana.motta. 9 de agosto de 2021, às 16:11

De 23 a 26 de agosto de 2021 será realizado o 2º Congresso Nacional do Contestado, evento que  visa divulgar, promover, debater e popularizar ações e pesquisas desenvolvidas sobre a região do Contestado – local onde ocorreu a Guerra do Contestado, entre os anos de 1912 e 1916.

O evento será gratuito e totalmente online, transmitido pelo canal do Youtube do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira. As inscrições para participação como ouvinte já estão abertas e podem ser feitas até 23 de agosto pelo site do evento, por meio do link: https://doity.com.br/2cnc. O Congresso Nacional do Contestado é destinado a estudantes de todos os níveis de ensino, professores, pesquisadores e interessados em manter e construir a memória do Contestado.

A abertura do evento será na segunda-feira, dia 23 de agosto, às 19h, e vai contar com uma mesa-redonda sobre desigualdades no campo e na cidade. A atividade de abertura terá a participação do padre Vilson Groh, integrante do Colégio de Consultores da Arquidiocese de Florianópolis e presidente do Instituto Padre Vilson Groh. O padre vai abordar sua experiência em ações educativas e assistenciais em periferias da capital – buscando enfatizar a justiça social e a redução de desigualdades – pano de fundo das ideias que nortearam a criação do Congresso do Contestado. 

Na mesma linha, a mesa de abertura vai contar com a presença do economista João Pedro Stédile, ativista social, fundador e integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e autor de cinco livros. Stédile fará um panorama das questões agrárias sobre a ocupação do território rural no Brasil, pobreza, desigualdade e questões sociais no campo, discutindo possibilidades para uma distribuição de terras de modo equânime, pautado em um modo de vida sustentável nos aspectos econômicos, político-sociais e ambientais. 

A conferência de abertura com padre Vilson Groh e João Pedro Stédile terá a mediação do professor Paulo Pinheiro Machado, doutor e pós-doutor em História e docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A escolha dos nomes levou em conta a relevância de sua atuação em prol da redução de desigualdades sociais ou o destaque na produção científica e cultural relacionada ao tema. 

Às 18h30, precedendo a mesa-redonda de abertura, será exibido o documentário Invernada dos Negros, que retrata o modo de vida, a luta ea  resistência dos povos quilombolas da região do Contestado.

Ao longo da semana, nos dias 24, 25 e 26 de agosto, a programação do Congresso contará com 13 palestrantes de diversas áreas, distribuídos em 6 mesas-redondas e 4 Grupos de Trabalhos (GTs), em que os artigos serão apresentados e debatidos pelos participantes.

O Congresso também conta com uma Mostra de produção audiovisual. Antes de cada mesa-redonda será exibido um documentário que aborda aspectos sociais, culturais e ambientais da região do Contestado. São quase duas horas de produção audiovisual distribuídas em seis documentários: Invernada dos Negros, Contestadas, Vila Usina, Povos da Floresta, Natureza Cabocla e Os guardiões do mensageiro. Toda a produção cultural e de divulgação científica fazem parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, financiada pelo CNPq. 

Os anais do evento contam com 41 resumos expandidos sobre os trabalhos de pesquisadores ligados às instituições da região do Contestado e colaboradores de outros locais do país. Além disso, o livro Rede Contestado de Educação, Ciência e Tecnologia 2 publicou 28 artigos completos com conteúdo multidisciplinar. 

Toda a programação, incluindo os GTs, serão transmitidas ao vivo pelo YouTube e ficarão disponibilizadas para acesso público após o evento.

Programação

23 de agosto | Abertura do evento (segunda-feira) 

18h30min: Exibição do Documentário “Invernada dos Negros”

19h00: Protocolo oficial e Mesa de Abertura “Desigualdades e Resistência” 

Palestrantes: Pe. Vilson Groh (IVG – Instituto Padre Vilson Groh) e João Pedro Stédile (MST)

Mediação: Paulo Pinheiro Machado (UFSC)

24 de agosto (terça-feira)

09h: Exibição do documentário “Contestadas”

09h15 |  Mesa-redonda Inovação e Inteligência Artificial

Palestrantes: Joni Hoppen dos Santos (Aquarela) e Luiz Salomão Ribas Gomez (FIESC) 

Mediação: Samuel da Silva Feitosa (IFSC)

14h | Apresentação de trabalhos – GT Pesquisa e Desenvolvimento

19h | Exibição do documentário “Vila Usina”

19h20 | Mesa-redonda Ações Comunitárias

Palestrantes: Fabíola Rubas Girotto (MST), Jilson Carlos Souza (Apafec) e

Pedro Penteado do Prado (EEB Santa Cruz, de Canoinhas)

Mediação: Arthur Luiz Peixer (professor do Mun. de Rio das Antas/SC)

25 de agosto (quarta-feira)

09h00| Apresentação de trabalhos – GT Desigualdade e Conflitos

14h00 | Exibição do documentário “Povo da Floresta”

14h15 | Mesa-redonda sobre Ciência e Tecnologia

Palestrantes: Joni Stolberg (UFSC) e Michael Nunes (IFSC)

Mediação: Pétrick Anderson Soares (Unoesc)

19h | Apresentação de trabalhos – GT Cultura e Patrimônio

26 de agosto (quinta-feira)

09h | Exibição do documentário “Natureza Cabocla”

09h15 | Mesa-redonda sobre Patrimônio Histórico e Turismo

Convidados: Jaisson Teixeira Lino (UFFS) e Viviane Bueno (IGR Contestado)

Mediação: Paulo Pinheiro Machado (UFSC)

14h | Apresentação de Trabalhos – GT Educação e Extensão

19h | Exibição do documentário “Os guardiões do mensageiro”

19h20 |  Mesa-redonda sobre Cultura Cabocla

Convidados: Arlene Anélia Renk (Unochapecó) e Kiciosan da Silva Bernardi Galli (UDESC)

Mediador: Henrique Aniceto Kujawa (IMED)

Sobre o evento

A primeira edição do Congresso Nacional do Contestado ocorreu de 12 a 15 de junho de 2019, em Caçador, e foi realizada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Com um resultado considerado excelente, o evento contou com a apresentação de 80 trabalhos científicos e cerca de 1.200 participantes.

O evento surgiu de uma parceria entre o IFSC e o Museu do Contestado. Juntas, as instituições conseguiram fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O Congresso é parte de um extenso projeto que propõe a criação de uma agenda de reconhecimento e empoderamento acerca da história da região.

O 2ª Congresso conta com a organização do IFC Campus Videira, do Núcleo de Estudos do Contestado do IFC (NEC), do IFSC, do Museu do Contestado e da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), além do apoio de diversas instituições e entidades ligadas ao tema.

SERVIÇO

2º Congresso Nacional do Contestado

De 23 a 26 de agosto de 2021

Local: Canal do IFC Videira no Youtube: https://www.youtube.com/c/IFCCampusVideira

Programação completa: https://doity.com.br/2cnc

Inscrições para ouvintes: até 23 de agosto

Texto: Cecom Videira | Artes: Unoesc Videira