Cursos superiores do IFC recebem 4 estrelas em avaliação do Guia da Faculdade

Escrito por juliana.motta. 11 de novembro de 2021, às 17:02

Os cursos de Ciência da Computação e de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, foram avaliados com nota quatro (escala de 1 a 5) em recente avaliação feita pelo Guia da Faculdade. Os cursos de Agronomia e Engenharia Elétrica, também ofertados no Campus, não foram avaliados, pois são novos e ainda não formaram nenhuma turma.

O Guia da Faculdade é uma iniciativa do jornal O Estado de S.Paulo (Estadão) em parceria com a startup Quero Educação. “O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como ‘avaliação por pares’ para analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior”, explica o Estadão no site do Guia.

A avaliação levou em conta três aspectos:

1. Projeto pedagógico – características da proposta de ensino do curso
  2. Quadro docente – perfil dos professores
  3. Infraestrutura – condições de materiais e equipamentos oferecidos

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (MEC) foram convidadas a participar da avaliação, realizada por nove mil coordenadores e professores de ensino superior do Brasil. Os avaliadores utilizaram questionários estruturados e deram nota de 1 a 5 em cada um dos critérios avaliados. Saiba mais sobre a metodologia utilizada na avaliação do Guia da Faculdade.

Sobre os cursos do IFC

Os cursos superiores do IFC são públicos e gratuitos. A seleção dos alunos é feita via Sistema de Seleção Unificada (SiSu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No Campus são ofertados quatro cursos:

Agronomia – matutino | 40 vagas (duração 5 anos)

Ciência da Computação – matutino | 40 vagas (duração de 4 anos)

Engenharia Elétrica – noturno | 50 vagas (duração de 5 anos)

Pedagogia – noturno | 40 vagas (duração de 4 anos)