Divulgado resultado final das eleições para novos membros do Consuper e do Consepe.

Escrito por juliana.motta. 13 de dezembro de 2021, às 13:45

resultado final do processo seletivo para escolha dos novos membros do Conselho Superior (Consuper) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) foi divulgado nesta sexta-feira. A votação foi realizada na última terça (7), em todos os campi e na Reitoria, por meio de urnas eletrônicas do sistema do TRE.

Os conselheiros eleitos são os seguintes:

CONSUPER

• Rosangela de Amorim Teixeira de Oliveira – Titular

Discentes:

• Não houve candidatura.

O presidente da Comissão Eleitoral Central responsável pela seleção, Fernando Falci, fez uma avaliação sobre os trabalhos. “Este processo eleitoral, mesmo diante dos graves desafios impostos pela pandemia, foi mais um passo no constante aprimoramento da nossa democracia institucional. Houve, de fato, uma diminuição na participação de votantes — que havia sido prevista pelo Consuper no momento da deflagração, dada as restrições de circulação atuais. Entretanto, o esforço de membros das Equipes de Apoio, Mesários e colaboradores na Reitoria garantiu que a votação transcorresse com tranquilidade.”

A importância da representatividade

A escolha dos membros que irão compor os Conselhos é um momento de vital importância para a Instituição, já que os órgãos são cruciais para a representatividade da comunidade acadêmica nos processos de gestão e na elaboração de políticas para as atividades finalísticas do Instituto – Ensino, Pesquisa e Extensão. É por meio de sua representação nos Conselhos que professores, estudantes e servidores técnico-administrativos tem voz ativa na definição dos caminhos que a Instituição irá trilhar. “O Consuper e o Consepe são fundamentais para tomadas de decisões que impactam estudantes e servidores. Por isso, nossa representação nos conselhos é importantíssima”, ressalta Falci.

Conheça um pouco mais sobre cada um dos Conselhos abaixo:

Consuper é o órgão máximo do IFC, com caráter consultivo e deliberativo. Cabe aos membros deste conselho debater e dar a aprovação final a todas as iniciativas, decisões e providências educacionais, financeiras e administrativas no âmbito do Instituto — incluindo aquelas deliberadas previamente pelas outras instâncias representativas. Algumas das diversas atribuições do órgão são: aprovar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI); apreciar a proposta orçamentária anual de cada campus e do Instituto como um todo; aprovar a estrutura administrativa e o regimento geral da Instituição; aprovar as diretrizes para atuação do IFC e zelar pela execução de sua política educacional.

Entre os conselheiros do Consuper, estão cinco representantes de cada segmento da comunidade acadêmica — estudantes, técnicos administrativos e professores. Entidades trabalhistas, egressos, diretores-gerais dos campi e o Ministério da Educação também contam com prepostos no Conselho.

Saiba mais sobre o Consuper aqui.

Já o Consepe é um conselho consultivo e normativo, que tem como objetivo assessorar as decisões da Reitoria quanto a políticas de Ensino Pesquisa e Extensão. Entre as atribuições do órgão, estão a emissão de pareceres sobre criação, extinção e reformulação de cursos, contribuir com a elaboração e a aprovação do Calendário Acadêmico e avaliar e emitir pareceres sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFC — além de diversas outras providências que afetam diretamente a vida acadêmica.

Cada segmento da comunidade acadêmica — TAES, docentes e estudantes — conta com três representantes no Consepe (e mais três suplentes).

Saiba mais sobre o Consepe aqui.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Poliana Souza