Comunicado oficial – nota de pesar

Escrito por juliana.motta. 5 de abril de 2023, às 15:44

O Instituto Federal Catarinense (IFC) e sua comunidade acadêmica manifestam pesar, consternação e indignação profundos a respeito do ataque ocorrido em uma creche da cidade de Blumenau, nesta quarta-feira (5).  Atos de violência como este são sempre aterradores, mas se tornam especialmente trágicos quando envolvem crianças; nada é mais doloroso do que presenciar futuros promissores sendo interrompidos de maneira tão impensável.

Desejamos que as famílias e amigos das vítimas consigam, de algum modo, encontrar forças e conforto para enfrentar essa situação de dor inimaginável. Estendemos, ainda, nossa solidariedade e apoio aos professores e funcionários da creche, nossos colegas trabalhadores da Educação, que jamais deveriam enfrentar circunstâncias tão terríveis em seu dia-a-dia profissional. Em respeito aos que se foram e a todos aqueles afetados por essa tragédia, decretamos luto oficial de três dias em nosso Instituto.

Finalmente, reforçamos nosso compromisso, enquanto instituição educacional e membros da sociedade, com a construção de uma cultura de paz, compreensão e respeito que, um dia, há de inviabilizar desastres dessa magnitude.