IFC recebe estudantes atletas de toda a região sul para os JIFSul 2023

Escrito por juliana.motta. 29 de agosto de 2023, às 11:59

O Instituto Federal Catarinense (IFC) sedia, de 29/08 a 01/09, os Jogos dos Institutos Federais da Região Sul — JIFSul 2023. O evento reúne 718 estudantes do IFC e também dos Institutos Federais Farroupilha (IFFar), do Rio Grande do Sul (IFRS), Sul-Rio-Grandense (IFSul), de Santa Catarina (IFSC) e do Paraná (IFPR).

Durante os quatro dias de evento, os atletas disputarão as seguintes modalidades: Atletismo, Basquetebol, Futsal, Futebol, Handebol, Voleibol, Vôlei de Praia, Tênis de Mesa e Xadrez. As competições serão realizadas no Complexo Esportivo Bernardo Werner – SESI, em Blumenau, e na pista de atletismo do Complexo Esportivo de Timbó.

A cerimônia de premiação do JIFSul será um pouco diferente da que foi feita nos jogos do IFC, pois contará entrega de medalhas e troféus no final das disputas. Os vencedores de cada categoria ganham vaga para representar seu Instituto nos Jogos Nacionais dos IFs, que será organizada pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) de 23 a 27 de outubro.

O regulamento dos JIFSul está disponível no site do evento — onde também se encontram o cronograma de atividades, os endereços dos locais das disputas e o contato da Coordenação-Geral de Políticas e Programas Estudantis (CGPPE) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), responsável pela organização dos Jogos.

De acordo com a coordenadora da CGPPE, Iara Mantoanelli, dá detalhes sobre o processo de organização dos jogos. “São seis instituições envolvidas; lidar com as diferenças e adaptar a programação conforme a necessidade de todos tem sido o mais desafiador. Realizamos reuniões desde o início do ano para ir acertando os detalhes da programação. Por serem quatro dias, tudo foi muito bem pensando e estruturado em conjunto. Os representantes dos demais Institutos participaram, relataram suas experiências, e isso foi importante, pois também estamos aprendendo com eles”.

“Para que possamos receber bem as demais instituições, realizamos reuniões com os professores dos nossos campi e sensibilizando os atletas para garantir o respeito e a harmonia durante os jogos”, acrescenta Iara. “O JIFSul é um evento que traz visibilidade institucional para o IFC. Vamos mostrar que somos capazes de sediar um grande evento”, finaliza.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Divulgação JIFSul