Inscrições PRORROGADAS até 16/10 para Vestibular Unificado UFSC – IFSC – IFC

Escrito por juliana.motta. 5 de outubro de 2023, às 14:45

Neste ano, o Instituto Federal Catarinense (IFC) traz uma novidade na forma de ingresso aos cursos superiores de graduação. Em parceria firmada com as demais instituições federais de Santa Catarina o IFC está participando do Vestibular Unificado entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC).

INSCRIÇÕES – VESTIBULAR UNIFICADO 2024 – UFSC/IFSC/IFC

As inscrições são feitas pelo site vestibularunificado2024.ufsc.br até o dia 09 de outubro. Os cursos são totalmente gratuitos, mas há uma taxa de inscrição no valor de R$ 169,00, porém os estudantes de baixa renda podem pedir a isenção do pagamento até o dia 27/09 (próxima quarta-feira). 

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição o candidato tem duas opções: informar o NIS na solicitação (o NIS deve ser do candidato) ou  nos termos da Lei nº 12.799: deve a) possuir renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita; e b) ter cursado o Ensino Médio integralmente em escola da rede pública ou ter recebido bolsa total em escola da rede privada. 

O Vestibular Unificado representa a oferta de cerca de 6.700 vagas, ofertadas em 35 municípios catarinenses e distribuídas em 200 cursos de graduação, sendo 100 da UFSC, 55 do IFSC e 45 do IFC. Entre os 45 cursos do IFC, quatro são oferecidos pelo Campus Videira: Agronomia (matutino), Ciência da Computação (matutino), Engenharia Elétrica (noturno) e Pedagogia (noturno). 

O candidato poderá escolher apenas um curso entre os 200 oferecidos pelas três instituições, mas poderá selecionar uma reopção para o caso de não ser aprovado no curso escolhido e sobre vagas no curso selecionado como segunda opção.  As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro, das 14h às 19h.

Como são as provas?

Acesse provas anteriores para conhecer o sistema de vestibular da UFSC.

1º dia de prova: Primeira Língua: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras: 12 questões de proposições múltiplas. 

Segunda Língua: Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês ou Italiano ou Libras ou Língua Portuguesa: 08 questões de proposições múltiplas.

Matemática: 10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas. 

Biologia: 10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas. 

Discursivas: 2 questões 

Ciências Humanas e Sociais: 20 questões de proposições múltiplas, sendo: – 07 questões de História; – 07 questões de Geografia; – 02 questões de Filosofia; – 02 questões de Sociologia; e – 02 questões interdisciplinares envolvendo essas disciplinas. Física: 10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas. Química: 10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas. Redação

2º dia de prova:

Ciências Humanas e Sociais: 20 questões de proposições múltiplas, sendo: 

– 07 questões de História; 

– 07 questões de Geografia; 

– 02 questões de Filosofia;

 – 02 questões de Sociologia; e

 – 02 questões interdisciplinares envolvendo essas disciplinas

Física: 10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas. 

Química: 10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas. 

Redação

Potencialização do Ensino Público e visibilidade

Metade das vagas ofertadas pelo IFC para o Ensino Superior serão disponibilizadas pelo Vestibular Unificado; o ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) continua disponível. 

“O IFC optou pelo Vestibular Unificado como uma alternativa ao Sisu — que, nos últimos anos, apresentou cronogramas que dificultaram a montagem de nosso calendário acadêmico — para o processo regular de ingresso dos nossos estudantes da Graduação.  E, ainda, como uma forma de potencializar o ensino público, gratuito e de qualidade no estado de Santa Catarina”, explica o coordenador-geral de Ingresso do IFC, André Zuconelli.”Também considerou-se para a decisão, a visibilidade que o IFC ganhará participando do processo unificado”.

Cursos no Campus Videira

O IFC Campus Videira oferece quatro cursos superiores que participam tanto do SiSu quanto do vestibular unificado da UFSC, são eles: Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Pedagogia.

Texto: Comunicação/Coperve – UFSC, Cecom/Reitoria/Thomás Müller/CecomVideira/Juliana Motta Peretti
Arte: Comunicação/Coperve – UFSC