Livro sobre a Guerra do Contestado será lançado em Videira

Escrito por juliana.motta. 19 de outubro de 2023, às 16:26

O historiador Paulo Pinheiro Machado (UFSC) estará em Videira para o lançamento do livro “A Guerra Santa do Contestado Tintim por Tintim“. A obra será lançada nos dias 23/10 (19h30) e 24/10 (09h00), no auditório e no miniauditório do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira.

“Trata-se de uma obra monumental de divulgação científica, escrita por mais 40 pesquisadores, de diversas áreas, que sistematiza para o grande público cerca de duas décadas de pesquisas acadêmicas sobre um tema que está profundamente relacionado à história e à formação social da nossa região. O livro está organizado em forma de verbetes sobre temas, personagens e episódios históricos do Contestado”, explica Cristiane Fontana Grumm, professora de História do IFC Campus Videira.

O livro foi escrito por 42 autores e está organizado em 58 mini-capítulos, de 5 a 6 páginas cada um. Prezando pela finalidade didática e acessível a todos os públicos, os autores optaram por uma linguagem direta e simples, podendo ser compreendida por crianças e adultos de diferentes níveis de escolarização.

A obra é organizada pelo pelos professores Paulo Pinheiro Machado (UFSC), Rogério Rosa Rodrigues (Udesc), Alexandre Assis Tomporoski, da Universidade do Contestado (UnC-Canoinhas), Delmir José Valentini, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS-Chapecó) e Márcia Janete Espig, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O livro foi publicado pela editora Letra e Voz, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com o objetivo de difundir o conhecimento para todos os públicos, os autores disponibilizaram a obra gratuitamente para download. Clique aqui para acessar.

Oficinas

Além do lançamento do livro, estão previstas duas oficinas ministradas pela  professora e mestra em História Karoline Finn, ex-professora do Campus Videira,  e pelo professor João Felipe Morais, egresso do Ensino Médio do Campus, e atualmente mestrando na UFSC.

No período da noite, a oficina é voltada para os estudantes de Pedagogia e tem como objetivo apresentar possibilidades para  o uso do livro nos anos iniciais do ensino fundamental. Já no período da manhã, a oficina é destinada aos estudantes do Ensino Médio, por isso, o enfoque são as possibilidades de uso do livro no Ensino Médio e no Vestibular.

Embora voltadas aos estudantes de Pedagogia e estudantes do Ensino Médio, as oficinas também estão abertas ao público em geral,  interno e externo, não sendo necessária inscrição prévia.

SERVIÇO:
Lançamento do livro “A Guerra Santa do Contestado Tintim por Tintim” e oficinas
Quando?
23/10/2023 – 19h30
24/10/2023 – 09h00
Livro disponível para download
Contato e Informações: Profª Cristiane Grum | E-mail – cristiane.grumm@ifc.edu.br

Texto: Cecom/Videira – Juliana B. Motta Peretti, com informações de Cristiane Grumm