Alunos montam painéis sensoriais para doar à Associação dos Amigos dos Autistas (AMA)

Escrito por juliana.motta. 20 de outubro de 2023, às 15:25

Os estudantes Fernanda Kehl e João André Rodrigues, do terceiro ano do curso de Eletroeletrônica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, montaram dois painéis sensoriais que foram doados para a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) nesta quarta-feira (18/10). 

A ideia partiu da  auxiliar de biblioteca Grasiele Reisdorfer, que buscou transformar o lixo eletrônico em uma ferramenta útil. “Eu vi que a AMA estava precisando de painéis sensoriais porque eles tentaram ganhar o painel em um sorteio online, mas infelizmente não foram contemplados. Como o custo de cada painel novo é R$ 1.200, pensei em tentarmos produzir aqui mesmo”, explica Grasiele. 

Como os alunos estão no terceiro ano e precisam fazer um estágio obrigatório para concluir o curso, a servidora conta que convidou os estudantes para realizar o estágio na própria biblioteca, em horários alternativos e viáveis para eles. 

Com o apoio da coordenadora do curso, professora Liliane Martins De Brito e do professor Renan Hackbarth, orientador do estágio, foi possível finalizar dois painéis sensoriais e uma caixa de comunicação visual para o aluno Velácio Tramontin, em que o aluno aperta o botão com cores diferentes que correspondem a alternativas “sim”, “não” e “talvez”. 

“O painel sensorial é formado por um conjunto de materiais acoplados em um fundo no qual as crianças têm livre acesso para manipular e fazer suas descobertas. A partir de elementos eletrônicos, luzes que apagam e acendem através de botões e outros materiais, as crianças tocam e sentem com as mãos as diversas formas e texturas, aprendendo como abrir, fechar, apertar, encaixar plugs, dentre outras funções motoras. Com esta atividade, trabalha-se a coordenação motora fina, a percepção sensorial (tátil, visual e auditiva) e o óculo manual, além de ser uma atividade muito interessante e divertida”, explica Grasiele. 

Neste momento, os estudantes trabalham na montagem de mais dois painéis sensoriais que deverão ser entregues para a APAE em breve. 

Texto: Cecom/Videira | Juliana B. Motta Peretti