Pedagogia e EJA realizam visitas técnicas

Escrito por juliana.motta. 1 de dezembro de 2023, às 15:54

Os estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia e do Curso de EJA-EPT – Assistente Administrativo do IFC, Campus Videira, realizaram visita técnica nos dias 17 e 18 de novembro de 2023. No dia 17, no período da manhã, visitaram a Escola Quilombola Maria Joana Ferreira, no município de Palmas -PR, onde os estudantes tiveram a oportunidade de participar da “Mostra do dia da Consciência Negra”, além de conhecer práticas pedagógicas da Educação Quilombola desenvolvidas neste espaço.

No período da tarde deste mesmo dia, visitaram o Colégio Estadual do Campo Paulo Freire, no qual puderam conhecer alguns projetos desenvolvidos na escola, além de aspectos referentes à proposta pedagógica que considera as especificidades da Educação do Campo.

Esses dois momentos possibilitaram ampliar o repertório dos/das estudantes em relação a essas duas modalidades de ensino, com um olhar integral sobre os processos pedagógicos desenvolvidos por essas instituições.

No dia 18, no período da manhã, os estudantes realizaram uma visita panorâmica à Usina de Itaipu em Foz do Iguaçu – PR, em que puderam ter algumas informações sobre a maior hidrelétrica brasileira, sendo responsável por parte importante do abastecimento do Brasil e Paraguai. Os acadêmicos também puderam constatar que a construção e operação da Usina de Itaipu causou impactos significativos nas esferas econômica, ambiental e social.

Ainda no dia 18, visitaram o Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas), que é uma referência na conservação da natureza e no turismo sustentável no mundo. Além das características da paisagem, o parque é reconhecido como um laboratório a céu aberto por abrigar uma rica biodiversidade.

Ao conhecer a usina hidrelétrica e o parque, por meio de mediação, os estudantes puderam perceber a importância dos estudos do meio e da educação ambiental para o processo de ensino e aprendizagem nos diferentes contextos da formação escolar e acadêmica.

As visitas técnicas são sempre uma experiência significativa para os estudantes pois possibilitam vivenciar novas experiências, o que permite ampliar o conhecimento e proporcionar uma formação integral.

Os estudantes foram acompanhados pelos professores: Jane Suzete Valter, Josiani Mendes Silva e Nilton Manoel Lacerda Adão.

(clique na imagem para ampliar)

Fotos e texto: Curso de Pedagogia / profª. Jane Suzete Valter