Aquarelas de professora do IFC Videira ganham destaque em exposição no Piauí
Escrito por juliana.motta. 9 de outubro de 2025, às 15:19A professora e artista plástica Márcia Elizabete Schüler, do Instituto Federal Catarinense (Campus Videira), está expondo suas aquarelas em Teresina, no estado do Piauí. A artista viajou ao Nordeste para participar do I Simpósio Multidisciplinar sobre Saúde e Trabalho (I SIMPSAT), ocasião em que apresentou pela primeira vez a mostra intitulada “Multiversos do Trabalho”.
Segundo Márcia, as obras que compõem a exposição foram desenvolvidas ao longo de seu mestrado e doutorado, realizados na Fundacentro e na Universidade de São Paulo, respectivamente. A estreia da exposição ocorreu na Universidade Federal do Piauí (UFPI), entre 2 e 4 de outubro, e segue em exibição no Instituto Federal do Piauí (IFPI) até sexta-feira, 10 de outubro.
Como pesquisadora do mundo do trabalho, Márcia transforma emoções em formas e cores, retratando diferentes faces da experiência laboral — especialmente suas dores, lutas e estratégias de enfrentamento e transformação. “Nas obras há de tudo um pouco. São temas que comovem a alma e que eu vou passando para o papel. As dores têm cor, forma e expressam sentidos”, explica.
Sobre o processo criativo, a artista conta que não segue um método tradicional: “Uma emoção me toca e começo a pintar, não tenho começo, meio e fim definidos. Algumas aquarelas levam meses para serem concluídas”. Na técnica utilizada — aquarela sobre papel —, Márcia dosa a água com conta-gotas e mantém uma característica singular: nunca lava os pincéis, permitindo que a mistura natural das cores se incorpore à composição final.
Os visitantes podem registrar suas impressões em um caderno de participação disponível na exposição. Em um gesto simbólico, Márcia presenteou o diretor do IFPI Campus Teresina, professor Franciéric Alves, com uma pintura que retrata duas mãos unidas — imagem que representa a troca de saberes e o fortalecimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Além de integrar a mostra, as aquarelas da artista ilustram as capas de obras recentemente publicadas:
- “Engenharia do Trabalho” — Daniel Braatz, Raoni Rocha e Sandra Gemma (org.);
- “Trinta anos de acidentes: a nova face dos riscos sociotecnológicos” — Jean-Christophe Le Coze;
- “O Anarquista da Segurança” — Sidney Dekker;
- “Decisões Desastrosas” — Andrew Hopkins.
Os livros estão disponíveis para download gratuito na biblioteca do Fórum de Acidentes de Trabalho e na página oficial do livro “Engenharia do Trabalho”.







Texto: Valdália Alves de Andrade (IFPI) e Juliana Motta Peretti (IFC)