Documentário produzido por estudante do IFC destaca impacto do teatro na formação de jovens

Escrito por juliana.motta. 4 de dezembro de 2025, às 19:35

A cena cultural videirense ganhou um novo olhar recentemente com o lançamento do documentário “Faces Distintas”, produzido pelo estudante Rafael Vieira de Almeida, aluno do Ensino Médio Integrado em Eletroeletrônica no Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira.

O documentário retrata a relevância do teatro como arte que imprime transformações importantes para os estudantes envolvidos, especialmente para o desenvolvimento da capacidade de comunicação e expressão, da imaginação e da confiança ao se colocar diante do público.

A obra também enfatiza como a prática teatral auxilia os jovens em sua formação para a vida profissional e para as responsabilidades da fase adulta. Além disso, o documentário apresenta a trajetória da Companhia de Teatro orientada pelo professor Dionísio Bellamor e mostra de que maneira o grupo tem influenciado o desenvolvimento artístico de diversos estudantes.

O documentário é uma realização da Rádioweb do campus, um projeto de extensão que envolve alunos e professores na produção de conteúdo audiovisual sobre educação, cultura e ciência. A produção também apresenta a relevância cultural do Festival de Teatro de Videira e reúne cenas e relatos sobre atividades teatrais promovidas pelo IFC ao longo do ano, incluindo a participação do elenco estudantil na MICTI e no IFCultura, realizado no Campus São Francisco do Sul.

De acordo com Carlos Silva, coordenador da Radioweb, o projeto foi desenvolvido de forma totalmente independente, sem patrocínio ou financiamento externo, utilizando apenas os recursos e equipamentos já disponíveis na instituição.

Segundo Rafael Vieira de Almeida, a motivação para a realização do trabalho surgiu da percepção de que muitos estudantes desejam vencer a timidez, mas não sabem como iniciar esse processo. Ele conta que viveu situação semelhante e encontrou no teatro a oportunidade de superar inseguranças relacionadas à fala e à exposição. A parceria com o professor Dionísio Bellamor, que aderiu à proposta, possibilitou estruturar o projeto com o apoio da Radioweb do Campus.

Rafael conta que um dos depoimentos mais marcantes que obteve durante as gravações veio de uma mãe que observou mudanças positivas na filha após ingressar no teatro. O depoimento reforçou a ideia central do documentário ao evidenciar como a prática cênica pode influenciar diretamente o bem-estar e a confiança de jovens estudantes.

Em relação aos desafios, o estudante afirma que conduzir um projeto independente exigiu dedicação contínua. Ele acumulou funções de direção e edição e, ao longo do processo, buscava retorno dos professores envolvidos para aprimorar o material. “A experiência de ver o projeto pronto após meses de desenvolvimento foi extremamente gratificante, ainda mais percebendo que consegui fazer um trabalho importante para a comunidade”, destaca.

O documentário está disponível no Youtube e na Eduplay

Texto: Juliana B. Motta Peretti/Cecom Videira