Exposição “A verdade da repressão. A memória da resistência” está aberta para visitação no IFC

Escrito por juliana.motta. 30 de maio de 2014, às 20:22

Já está aberta para visitação do público a exposição intitulada “A verdade da repressão. A memória da resistência”, que pode ser vista na Biblioteca do Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Videira até o dia 20 de junho.

A abertura oficial da exposição foi feita na última quarta-feira (28), no auditório, e contou com uma apresentação da professora de História do IFC, Cristiane Aparecida Fontana Grumm, cuja temática “Ditadura Militar” é um dos focos de seu interesse em estudo e pesquisa.

A professora fez um apanhado do contexto político e social em que o golpe de 1964 se constituiu. “Hoje não se fala mais em ‘golpe militar’ e sim em golpe civil-militar, pois tudo foi conduzido, financiado e executado com apoio da imprensa, de políticos e empresários da época. Sem essa parceria civil-militar não seria viável um golpe com essa proporção”, explica.

Cristiane trouxe para apresentação diversos recortes de jornais exemplificando como a imprensa da época esteve próxima ao regime colaborando para a construção de uma imagem positiva do golpe. “O termo usado nas manchetes dos jornais para se referir ao golpe era ‘revolução’, sendo que os jornais enfatizam aspectos positivos e o suposto apoio da população, como se houvesse nisso algo de democracia”, destaca, ressaltando a forma como essa “imagem positiva” do golpe, infelizmente, povoa a mente de muitas pessoas mesmo após 50 anos.

“A ditadura militar já acabou faz 30 anos. Não podemos combatê-la como se ela ainda existisse. No entanto, nossa luta hoje é pela memória da resistência. A verdade da repressão nós já conhecemos, as torturas, assassinatos e censura. Mas precisamos buscar mudanças na lei de anistia para que os responsáveis sejam punidos pelos crimes que cometeram. A resistência é batalhar para que tudo isso não fique impune”, defende Cristiane.

Visitação de escolas
Escolas de Videira e região estão convidadas a trazer alunos para a exposição. A visitação pode ser agendada com o setor de Extensão do Câmpus pelo telefone (49) 3533-4926

A exposição ficará no IFC até o dia 20 de junho e pode ser visitada por todos, gratuitamente, das 07h30 às 22h, de segunda a sexta-feira.