Palestra de abertura da 3ª SEAG aborda agricultura familiar e pequenas propriedades

Escrito por juliana.motta. 22 de outubro de 2014, às 19:06

Os desafios e perspectivas para agricultura familiar e a gestão de pequenas propriedades foi o tema da palestra de abertura da 3ª Semana de Estudos Agropecuários (SEAG), realizada nesta terça-feira (21). A palestra foi ministrada por Airton Spies, Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, que veio ao IFC a convite do curso técnico em Agropecuária, realizador do evento.

Spies trouxe aos estudantes sua experiência nas áreas de Administração e Agronomia, conhecimentos que adquiriu em âmbito acadêmico e prático no Brasil, na Austrália e Nova Zelândia, onde obteve parte de sua formação. “São países que conquistaram eficiência no uso dos fatores de produção e que conseguiram juntar bem o elo das cadeias produtivas”, destaca.

O secretário traçou um panorama estadual, nacional e mundial da Agropecuária, apresentando dados sobre produção agrícola atual e potencial. “Até 2050 teremos um aumento de 75% no consumo de alimentos, ou seja, o mercado é gigante e repleto de oportunidades para aqueles que souberem administrar bem seus negócios”, afirma.

“Santa Catarina tem 195 propriedades rurais economicamente ativas, destas 90% são consideradas de agricultura familiar, com menos de 50 hectares. Mesmo com pequena extensão, o Estado é o primeiro produtor de cebola, maçã, suínos e ostras”, expõe mostrando como o tamanho não é fator decisivo de sucesso, mas sim a gestão.

Para o palestrante, é preciso ser otimista e saber enxergar as oportunidades. “Todos falam do êxodo rural. Hoje temos 84% da população na cidade e em 1950 77% da população estava na área rural. Embora o campo tenha perdido força política por representar menos pessoas é preciso avaliar como o crescimento do mercado consumidor que está na cidade é favorável para quem permanece na agricultura”, analisa.

Spies defende que a propriedade rural deve estar organizada como uma empresa e o agricultor precisa ser profissionalizado. “Quem não controla, não administra e quem não planeja também não gerencia”, destaca.

Durante a abertura da Seag a coordenadora do evento, professora Josy Carvalho Gardin, agradeceu a presença de todos e o apoio dos patrocinadores. “Além do conhecimento que a SEAG agrega para os participantes sua importância também se dá pela experiência com a organização de um evento. Os alunos se envolvem e aprendem a lidar com imprevistos que podem ocorrer. O importante é aprender a lidar com isso de forma bem-humorada e saber encontrar alternativas inteligentes para os problemas”.

Já o coordenador do curso técnico em Agropecuária, professor Ricardo Araújo, destacou o objetivo do evento. “A SEAG visa promover a integração entre os futuros profissionais da Agropecuária com aqueles que já atuam na área”, ressalta.

Airton Spies é Doutor em Economia dos Recursos Naturais e Mestre em Ciências Agrícolas, tem graduações como Engenheiro Agrônomo e Administrador de Empresas.

A SEAG iniciou na terça-feira (21) e segue até amanhã, quarta-feira (23) de outubro. Mais informações e a programação completa pode ser conferida no site do evento.