Estudantes de Eletroeletrônica recebem treinamento do Corpo de Bombeiros

Escrito por rosana.oliveira. 17 de abril de 2017, às 07:04

Os alunos do 1º ano do curso de Eletroeletrônica do Instituto Federal Catarinense Campus Videira (IFC) receberam um treinamento básico de primeiros socorros, oferecido pelo Batalhão do Corpo de Bombeiros de Videira, na sede da corporação.

O objetivo deste treinamento foi facilitar a assimilação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, no componente curricular de Instalações Elétricas e Segurança, ministrado pelo professor Saimon Miranda Fagundes, e contou com parte teórica e prática.

Na ocasião os alunos conheceram a sede do Corpo de Bombeiros e receberam instruções sobre como lidar com queimaduras, fraturas, engasgamento, socorros a crianças e lactantes, hemorragias e acidentes em geral, sendo que o principal assunto abordado foi a reanimação cardiorrespiratória, onde todos os estudantes realizaram a reanimação com o auxílio e supervisão dos bombeiros tutores. Este tipo de primeiro socorro é essencial para o salvamento da vítima e caso não seja feito, é alta a probabilidade de óbito.

Segundo o professor Saimon “ todos os estudantes participaram animados do treinamento, o qual foi muito proveitoso, pois possibilitou o aprendizado de noções de primeiros socorros e se por ventura alguém necessitar praticar um salvamento, eles já saberão como fazê-lo.”

“Durante a visita, foi ressaltado pelos bombeiros que este tipo de treinamento deveria ser obrigatório em todo país e inserido na grade curricular do ensino fundamental, como já é feito em outros países onde há relatos de idosos sendo salvos por seus netos, que já sabiam como prestar primeiros socorros”, conclui Saimon.

O IFC Videira agradece ao Batalhão do Corpo de Bombeiros de Videira, por bem receber  e instruir nossos alunos.