Doação de Sangue no IFC Videira foi um sucesso; Hemosc e ASIV farão nova ação de coleta

Escrito por juliana.motta. 18 de agosto de 2017, às 19:24

Na última terça-feira (15) o Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, recebeu dezenas de voluntários para uma nobre causa: doação de sangue. A ação de coleta foi organizada pela Associação dos Servidores do IFC Videira (ASIV), com apoio do IFC, e parceria com o HEMOSC Joaçaba.

Em um único dia de coleta o HEMOSC consegue atender entre 50 e 60 pessoas. Nesta ocasião a preferência foi dada aos servidores da Instituição, mas outras pessoas também compareceram para colaborar. De acordo com o Responsável Técnico do HEMOSC a meta foi atingida com tranquilidade. “Adoramos o espaço cedido pelo IFC Videira e programaremos uma nova coleta, possivelmente para setembro ou outubro deste ano”, destaca.

O objetivo é ampliar a ação de coleta para pessoas de fora do IFC, deixando aberto para a comunidade Videirense também poder se engajar nesta bela ação de solidariedade ao próximo.

Logística da doação
O HEMOSC agenda horários e distribui senhas para a doação de sangue. Em 30 minutos o doador faz a entrevista, repassa seus dados e realiza a coleta. Por isso, é essencial o doador respeitar o horário marcado já que a cada 30 minutos cerca de 05 pessoas são atendidas simultaneamente, de maneira que se uma pessoa atrasar consequentemente atrasará outros doadores.

Palestra
Dias antes da coleta o HEMOSC realizou uma palestra para os servidores (na quarta-feira, 09) com o intuito de conscientizar sobre a importância da doação de sangue. Nesta ocasião os representantes do HEMOSC  estiveram no IFC Videira e falaram sobre a necessidade de que as pessoas façam doações de sangue periodicamente. Normalmente as pessoas doam sangue quando estão motivadas em ajudar um conhecido ou em campanhas específicas, mas é preciso conscientizar sobre a doação espontânea, periódica e focada em fazer o bem “não importa a quem”.

Em boas condições de saúde recomenda-se que os homens doem sangue quatro vezes por ano e mulheres três vezes ao ano. Para fazer a doação é preciso ter 18 anos ou mais (menores apenas com a presença dos pais), estar em boas condições de saúde, bem alimentado e portar documento de identificação.

 

Fonte: Texto e fotos CECOM Videira