NEC participa da 3ª Semana do Contestado, em Lebon Régis

Escrito por juliana.motta. 23 de agosto de 2017, às 18:17

Entre os dias 17 e 20 o município de Lebon Régis promoveu, juntamente com a Universidade Estadual de Londrina e a Associação Cultural Coração do Contestado, a 3a semana do Contestado com objetivo de divulgar e fortalecer a cultura cabocla regional e a rememoração da guerra esquecida.

Na abertura do evento, dia 17/08, o Núcleo de Estudos do Contestado – NEC, projeto de extensão em andamento no IFC, Campus Videira esteve representado através de um grupo de servidoras,Prof. Márcia Schuler, Prof. Jane Walter, Prof. Fernanda Zanotti e a Técnica Denise Pagno, que prestigiaram as atividades.

A proposta do NEC é desenvolver estudos e pesquisas sobre o tema para que sejam socializados com a comunidade acadêmica interna e externa, ampliando o debate e desenvolvendo ações de sensibilização e resgate da história local.

Na oportunidade, a equipe que dirige o museu do Contestado na cidade de Caçador apresentou aos participantes a importância do registro histórico na preservação da memória e em especial da Guerra do Contestado. No museu ,em Caçador, existem peças que contam a história dos povos que por nossa região habitavam bem antes do conflito até chegar aos registros e peças relativas à Guerra. Constitui no maior acervo público sobre o tema na região.

O evento também foi marcado pelo lançamento da proposta de desenvolvimento turístico para o município de Lebon Régis, tendo com elemento principal a construção de um monumento em memória ao Monge João Maria, devoção do povo caboclo do Contestado. Outro elemento parte da proposta mencionada é a construção do Museu Caboclo do Contestado no mesmo município, com a finalidade de resagate e preservação da memória conforme antes explanado pela equipe do Museu do Contestado.

A cultura cabocla tem em sua base a preservação da natureza, a generosidade e a vida simples e livre.

Fonte – Texto: Colaboração de Fernanda Zanotti