IFC participa da Olimpíada de Foguetes pelo oitavo ano consecutivo!

Escrito por juliana.motta. 27 de abril de 2018, às 16:07

Há oito anos o Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, mantém uma tradição que envolve centenas de estudantes e é marcada pela empolgação de todos: a Olimpíada de Foguetes de garrafas PET! Em 2018 a fase local da Olimpíada será realizada no dia 05 de maio (sábado), em Iomerê/SC.

Esta etapa local vai classificar os competidores para a fase nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), que será realizada na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro. A data ainda não está definida, mas segundo a organização deve ser entre outubro e novembro deste ano.

De acordo com o professor de Física do IFC Videira, Jaquiel Fernandes, estão inscritas 74 equipes nesta edição de 2018. “Considerando que cada equipe têm direito a dois lançamentos de foguetes nossa estimativa é que tenhamos, no mínimo, 120 lançamentos, já levando em conta os que desistem por algum motivo”.

A atividade avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa PET. Durante o trabalho, os participantes aprendem e colocam em prática a Lei Física da Ação e Reação, de Isaac Newton. Os alunos usam um combustível feito a partir da mistura de vinagre com bicarbonato de sódio (fermento em pó). Além de elaborarem os foguetes, os estudantes constroem e decoram a base de lançamento.

Os lançamentos estão previstos para iniciar as 13h00. O evento ocorre em local aberto e, por isso, o IFC recomenda a todos que forem prestigiar a atividade que se protejam e levem protetor solar e chapéu. A Associação de Pais e Professores (APP) irá comercializar deliciosas comidas e bebidas no local. Todos estão convidados: estudantes, pais, professores e a comunidade externa.

Conheça a Olimpíada
A iniciativa faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes que são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Durante o trabalho, os participantes aprendem e colocam em prática a Lei Física da Ação e Reação, de Isaac Newton. Para isso, é utilizado um combustível feito a partir da mistura de vinagre com bicarbonato de sódio (fermento em pó). Além de elaborarem os foguetes, os estudantes constroem a base de lançamento. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta no certificado. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados.

Serviço:
O que: Olimpíada de foguetes (de garrafas PET)
Onde: Iomerê/SC – nas futuras instalações do Parque Industrial

Fonte: Cecom Videira com informações da Agência Brasil