Servidores do IFC estão fabricando sabão ecológico para distribuição aos estudantes

Escrito por juliana.motta. 5 de agosto de 2020, às 13:39

Reaproveitamento, preservação ambiental e incentivo à higiene são os motivos que levaram servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, a destinarem parte de seu tempo durante a pandemia para fabricação de sabão ecológico.

Equipes de servidores vão fazer um revezamento para fabricação do sabão utilizando óleo de cozinha. Cerca de 100 barras de sabão serão produzidas quinzenalmente e entregue aos estudantes junto com o kit de alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Entre os objetivos desta ação está o incentivo à higiene, já que o sabão é eficiente para matar o Coronavírus e a lavagem frequente das mãos é uma das principais práticas recomendadas pelas autoridades sanitárias.

Além do incentivo à higiene a ação busca trazer à tona importantes questões ambientais. Muito utilizado para o preparo de alimentos fritos óleo de cozinha deve ser descartado corretamente. Quando descartado em ralos de pia ou vasos sanitários o óleo gera entupimento das redes de esgoto e eleva os custos manutenção e tratamento sanitário. Deve-se levar em conta também que apenas um litro de óleo é suficiente para poluir cerca de *25 mil litros de água, o que gera danos irreversíveis à fauna aquática causando desequilíbrio no ecossistema.

A ideia de reaproveitar o óleo de cozinha na fabricação de sabão teve início em 2019, quando o professor Física e atual diretor do IFC, Jaquiel Salvi Fernandes, criou um projeto para envolver estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Em conjunto com o professor de Química, Aledson Rosa Torres, foram produzidas barras de sabão destinados à comercialização por parte dos estudantes. Na época a ideia era angariar fundos para a festa de formatura.

Com a pandemia o cenário mudou e a doação do produto foi o melhor destino encontrado para as barras de sabão. De acordo com o professor envolvido no trabalho a reciclagem do óleo de cozinha é uma alternativa segura, eficiente e econômica que traz benefícios à sociedade e ao meio ambiente. “O sabão é fabricado usando óleo de cozinha, soda cáustica em escamas e água. Desde o início da pandemia o Campus Videira já doou 559 barras de sabão fabricados em 2019 e sentimos que o público aprovou, por isso resolvemos dar seguimento a este projeto”, destaca Jaquiel Salvi Fernandes.

Nesta remessa participaram os servidores Danieli Vieceli, Grazieli da Rosa, Jaquiel Fernandes e a estagiária Walmira Roberti. Na próxima sexta-feira a produção de sabão continua e dessa vez contará com o apoio dos servidores Joao Hemkemaier, Mariah Hausch Pereira e Eliana Silva da Silva.

*Fonte: Sabesp
**Texto: Juliana B. Motta Peretti | Jornalista – DRT 8976 PR– Cecom/Campus Videira
*** Foto: Walmira Roberti