IFC realiza VI Seminário da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio em outubro

Escrito por juliana.motta. 28 de setembro de 2023, às 13:57

O Instituto Federal Catarinense realiza, de 04 a 06 de outubro, no campus São Bento do Sul, o VI Seminário da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio. O evento, organizado em articulação com a Comissão Institucional Permanente de Implantação e Acompanhamento das Diretrizes dos Cursos Técnicos (Cipatec),  consiste em um espaço de formação e avaliação das Diretrizes da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio e das propostas pedagógicas dos cursos técnicos integrados. A programação será desenvolvida de modo presencial; no entanto, com exceção do momento de reunião entre os cursos, todas as atividades do evento serão transmitidas pelo canal oficial do IFC no YouTube.

As inscrições para participar do evento, seja presencialmente ou pela internet, estão abertas até sua data de início (04/10), e são feitas gratuitamente pelo site do Seminário. O encontro tem como público-alvo os representantes locais da Cipatec nos campi (DEPEs, CGEs, Coordenações de cursos Técnicos integrados e representante de NUPE), servidores que atuam diretamente na oferta dos cursos técnicos integrados; estudantes dos cursos técnicos integrados, e servidores do IFC e pesquisadores interessados na temática.

A cerimônia de abertura do Seminário será às 13h30 do dia 04/10; em seguida, o professor Adilson César de Araújo, da Universidade de Brasília, ministra a palestra “Ensino Médio e EPT: contradições, perspectivas e desafios”. A programação completa conta com conferências, mesas de discussão, e reuniões entre os cursos, entre outras. Confira o cronograma completo de atividades na página do evento.

As atividades deste ano marcam a completude do ciclo de implementação das Diretrizes da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio. Nesse contexto, o Seminário será um momento de discussão, avaliação e revisão destes procedimentos. O histórico da construção de Diretrizes do IFC e das discussões dos Seminários pode ser consultado no seguinte link: https://ensino.ifc.edu.br/cursos/tecnico-integrado/caminhando-e-construindo/

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana