IFC promove consulta pública sobre PDI 2024-2028

Escrito por juliana.motta. 5 de outubro de 2023, às 14:36

A Comissão Central responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFC, válido para o período 2024-2028, disponibilizou nesta quarta-feira (4) a versão preliminar do documento para consulta pública. A minuta do Plano e o formulário da consulta estão disponíveis abaixo:

MINUTA – PDI IFC 2024/2028

FORMULÁRIO DA CONSULTA PÚBLICA

Por meio do formulário, o participante pode contribuir com suas sugestões de três maneiras: modificando, suprimindo ou incluindo texto.

O PDI é o documento que identifica a instituição no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e que pretende desenvolver. O processo de elaboração desta edição do documento teve início em março deste ano, e é marcado pela participação ativa da comunidade acadêmica. Os procedimentos incluíram, entre outras etapas, a elaboração de um Seminário sobre o tema, com mesas-redondas e palestras (leia mais sobre o tema aqui) e três meses de reuniões, nos campi e na Reitoria, em que os estudantes e servidores apresentaram suas visões e ponderações sobre a instituição (saiba mais sobre os encontros aqui).

Após estes procedimentos, a minuta do Plano foi elaborada pela equipe técnica da Comissão, com base nas informações levantadas durante o seminário e as reuniões.  A etapa atual, de consulta pública, se configura — conforme consta na introdução do formulário — em mais uma maneira de “fortalecer o diálogo e a participação na PDI, de modo que todos os olhares e perspectivas acerca da instituição sejam levados em consideração durante todas as fases de sua elaboração”. A próxima fase é o envio do documento final para aprovação nos órgãos colegiados do IFC.

Saiba mais sobre a elaboração e a importância do documento na página do PDI no site do IFC.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Poliana Souza