Institucional

Conheça o campus

O Instituto Federal Catarinense Campus Videira iniciou suas atividades pedagógicas em 06 de março de 2006, como extensão da Escola Agrotécnica Federal de Concórdia (EAFC), tendo seu funcionamento autorizado pelo convênio 036/2005. O técnico Agrícola com habilitação em Agropecuária e ênfase na Gestão da Propriedade Familiar foi o curso pioneiro da unidade, sendo que em 14 de junho de 2008 foi realizada a formatura da primeira turma.

O curso foi viabilizado por meio de convênio entre a EAFC e a Prefeitura Municipal de Videira, que teve papel fundamental, cedendo o apoio administrativo, o corpo docente e a destinação do espaço físico da Escola de Educação Básica Criança do Futuro (CAIC), onde as aulas foram ministradas.

Visando expandir a EAFC em Videira e ampliar a oferta de cursos na cidade, em 27 de dezembro de 2007, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) cedeu em comodato uma área de 235.989,5 m² (23,5 hectares), onde em 05 de maio de 2008 iniciaram-se as obras para construção de salas de aulas e laboratórios.

Com a publicação da Lei 11.892 (29 de dezembro de 2008), que criou os Institutos Federais, as Escolas Agrotécnicas de Concórdia, Sombrio e Rio do Sul foram integradas e passaram a ser campus do Instituto Federal Catarinense. A partir da portaria 04, publicada em 07 de janeiro de 2010, o Ministério da Educação estabeleceu a relação de todos os campus que integrariam cada um dos 38 IF´s criados no Brasil. Com isso, a unidade que funcionava em Videira como extensão de Concórdia foi elevada à condição de campus Videira do Instituto Federal Catarinense, com autonomia didática, disciplinar, administrativa, patrimonial e financeira.

O campus Videira, em seu novo espaço, foi inaugurado em 01 de fevereiro de 2010, sendo que as aulas iniciaram em 26 de abril do mesmo ano com os cursos técnicos concomitante e subsequentes em Agropecuária, Eletroeletrônica, Informática. No segundo semestre do mesmo ano, passou a ofertar o curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho. Em 2011 houve expansão na oferta de vagas, sendo mantida a modalidade subsequente e criada a modalidade integrado ao Ensino Médio para os cursos de Informática, Agropecuária e Eletroeletrônica. Em 2011, também, foi criado o bacharelado de Ciência da Computação e as especializações em Desenvolvimento Web, Desenvolvimento Rural e Agronegócio e Educação com ênfase nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No mesmo ano foram oferecidos cinco cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): Espanhol, Inglês, Toques e Cantos, Violão Popular e Informática Básica. Em 2012 iniciaram-se as aulas do curso de Pedagogia – a primeira licenciatura criada no campus, seguida pela criação do Bacharelado em Ciência da Computação. Em 2013 foi implantado o Programa Nacional Mulheres Mil, um dos maiores programas de inclusão social da Instituição. Atualmente o programa está inserido nas ações do PRONATEC. No primeiro semestre de 2015, teve início o curso técnico subsequente de Eletrônica e no 2º semestre, iniciaram as aulas do curso técnico subsequente em Eletrotécnica.

Direção

Em 2009, foi constituída a primeira diretoria da Instituição, ficando assim constituída: professor Paulo Hentz (campus Concórdia / responsável pela implantação), professor Rogério Kerber (campus Camboriú / colaboração pedagógica) e Eliana Fabiano (campus Concórdia / coordenadora geral de Administração e Finanças), Rosa Bogoni (Externa / coordenadora Geral de Ensino).

Em 2010 o campus passou a ser dirigido pelo professor Fernando Dilmar Bitencourt (campus Sombrio / Diretor-geral) e na sequência uma nova equipe foi constituída para contribuir na consolidação do campus Videira. Durante o ano de 2010 e 2011, a direção do campus ficou assim estabelecida: Horaldo Antônio Brandalise (campus Concórdia / Diretor de Administração e Finanças), Roberta Pasquali (campus Videira / Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional), Vera Regina Mazurek (câmpus Videira / Coordenadora de Ensino), Reginaldo Cipriano (campus Sombrio / Coordenador de Administração e Finanças) e Daniel Manenti (campus Videira / Coordenador de Infraestrutura).

Neste mesmo período, entre 2010 e 2011, o campus recebeu boa parte do seu quadro de servidores, atingindo o número de 57 técnicos administrativos e 61 docentes.

Em 21 de outubro de 2010, o IFC realizou a primeira eleição para escolha de Reitor. Com isso, o então diretor do campus, Fernando Bitencourt, assumiu a Pró-reitoria de Administração, em Blumenau. Com a saída do diretor, a partir de 2012 o campus passou a ser dirigido pelo professor Willian Bolzan dos Santos (campus Videira / Diretor-geral), professora Nadir Paula Rosa (campus Videira / Diretora de Ensino) e Gislaine Carlesso (campus Videira / Coordenadora de Administração e Finanças). Os demais coordenadores permaneceram os mesmos.

Em 2013 houve mudanças na equipe, e o campus passou a ser dirigido pela professora Rosângela Aguiar Adam (campus Videira / Diretora-geral), Raul Eduardo Fernandez Sales (campus Videira / Diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional), Lizete Câmara Hubler (campus Videira / Coordenadora-geral de Ensino). A coordenação de Infraestrutura e Serviços continua sendo conduzida pelo servidor Daniel Manenti (campus Videira).

Em 2016, a servidora Gislaine Julianotti Carlesso assumiu o cargo de Diretora do Departamento de Administração e a servidora Marion Schmidt está à frente da Coordenadoria de Administração e Finanças.

O quadro de servidores é composto por técnicos administrativos e docentes, totalizando 131 e temos o privilégio de contar com cerca de 1000 alunos entre todas as modalidades de ensino.

Infraestrutura

Atualmente o campus conta com mais de 26 mil metros quadrados de área construída em um terreno equivalente a 47 campos de futebol. Esse espaço compreende o bloco salas de aula, laboratórios diversos, bloco administrativo, cantina e ginásio poliesportivo. Construções em andamento temos a ampliação do bloco salas de aula e a construção do refeitório.

Áreas construídas IFC Videira

Bloco de salas de aula com 3.350,00 m²
Divididos em:
15 salas de aula
07 laboratórios de Informática
01 laboratório de Segurança do Trabalho
01 brinquedoteca
01 Laboratório de pesquisa/pedagogia
01 laboratório de desenho técnico
05 salas administrativas
Bloco Administrativo com 514,37 m²;
Biblioteca com 630,00 m²;
Bloco Pedagógico com 666,38 m²;
Auditório com 520,00 m²;
Laboratórios com 983,17 m²;
1.592,50 m²;
Divididos em:
05 laboratórios de Eletroeletrônica
04 laboratórios de Agropecuária
Cantina com 298,84 m²;
Ginásio poliesportivo com 1.592,50 m²;
Bloco Anexo ao Ginásio com 484,61 m²;
Guarita com 15,64 m²;
Cobertura Guarita: 140,35 m²
Barracão com 280,80 m²;
Pavimentação : 14.478,50 m²
Garagem Veículos Oficiais: 133,29 m²
Cerca: 2.430,77 ml
Total de área construída: 26.519,22 m²

Primeira instituição federal implantada no Meio-Oeste Catarinense, o IFC vem se consolidando ao longo destes cinco anos. Desde então, servidores e alunos têm demonstrado que é possível fazer uma Educação pública, gratuita e de excelência na formação de profissionais capacitados, éticos e humanos.

Atuando em diversos eixos, o IFC pauta a criação dos cursos em função das demandas regionais estabelecidas pelo mundo do trabalho, buscando ouvir e canalizar as necessidades da população. A combinação entre competência técnica e responsabilidade social resulta em um campus forte e reconhecido por todos como símbolo de qualidade e transparência.

Contato

Endereço: Rodovia SC 135 KM 125 bairro Campo Experimental. Videira / SC
Telefone: (49) 3533 4900