Eixos / Linhas ofertadas em 2025;
EIXO/LINHA – Educação e Tecnologia |
Apresentação do eixo O Eixo tem por objetivo possibilitar a reflexão de profissionais da educação sobre a inserção das tecnologias digitais na educação, analisando os limites e as possibilidades da articulação tecnologia-educação na sociedade contemporânea. Busca-se um debate crítico que vá além da apropriação de uso de ferramentas e recursos tecnológicos, promovendo a reflexão sobre os princípios epistemológicos, pedagógicos, políticos e culturais que devem subsidiar a utilização das tecnologias digitais no âmbito educacional, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias didáticas inovadoras, que estejam em consonância com o papel sociocultural da educação na sociedade tecnocientífica. |
Objetivo Geral Problematizar a inserção das tecnologias no âmbito educacional, a partir de uma apropriação crítico-reflexiva sobre recursos e ferramentas tecnológicas e os princípios epistemológicos, pedagógicos, políticos e culturais que devem subsidiar sua utilização. |
Objetivos Específicos – Desenvolver o pensamento crítico acerca das tecnologias, as mudanças na educação e seus reflexos na docência na sociedade contemporânea. – Refletir sobre os novos recursos tecnológicos como subsídio pedagógico para o desenvolvimento da aprendizagem no contexto de sala de aula presencial e nos ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. – Promover uma apropriação crítica e criativa dos recursos tecnológicos a partir da reflexão sobre os objetivos e a intencionalidade pedagógica desses recursos. |
EIXO/LINHA – Educação Especial e Práticas Inclusivas |
Apresentação do Eixo Visando atender ao curso de Pós-graduação em Especialização em Educação, as disciplinas propostas são oferecidas com o objetivo de garantir o acesso à informação a respeito da educação inclusiva e todo seu processo histórico. Por meio das disciplinas ofertadas o cursista poderá ter embasamento teórico na modalidade de Educação Especial, as diferentes políticas e metodologias direcionadas a este ensino. No aspecto das dificuldades de aprendizagem a análise perpassa pelas possibilidades existentes, análise das capacidades e interpretações das dificuldades, embasando o estudante na sua formação teórica para a identificação e devido encaminhamento. |
Objetivo Geral Proporcionar conhecimentos no campo de estudo, a partir das principais teorias, considerando suas contribuições, limites e potencialidades no processo de ensino e aprendizagem. |
Objetivos Específicos – Compreender as concepções atuais sobre as dificuldades e transtornos no processo de ensino aprendizagem. – Instrumentalizar por meio do aprofundamento teórico e histórico a trajetória da Educação Especial no Brasil, permitindo a reflexão de sua importância no processo de formação docente. – Identificar as Políticas que amparam o público alvo da Educação especial. – Entender a proposta do Atendimento Educacional Especializado e suas implicações no processo educacional. |